SONY MUSIC ROMPE COM NEGO DO BOREL

Nego do Borel não pertence mais à Sony Music. De acordo com o portal Extra, o funkeiro  estava na gravadora há quatro anos e foi o próprio presidente do grupo, Paulo Junqueiro, quem realizou sua demissão.

Segundo fontes do portal, o clima entre a equipe que acompanhava Nego enfrentava problemas, já que o artista não queria fazer o que era proposto.

Os números do artista também se tornaram uma questão para o rompimento de contrato, uma vez que o desempenho só era bom quando parcerias eram envolvidas nas músicas:

“Existia um problema também que era ligado aos feats. As músicas só pegavam quando tinha outra pessoa famosa envolvida. A exceção foi ‘Me solta’”, conta uma das fontes do mercado ao portal.

Vale lembrar que “Me solta” é um funk produzido pelo DJ Rennan da Penha, que acabou de assinar com a Sony um contrato de cinco anos até 2024.

O contrato de Nego foi assinado em agosto de 2015, onde incluía gravação de álbuns e DVDs. No entanto, um deles teve que ser adiado às pressas, pois em janeiro o cantor se envolveu em uma polêmica ao fazer comentários transfóbicos na rede social da transexual Luisa Marilac.

Um amigo do funkeiro revelou ao portal que ele também não estava satisfeito com o rumo de seu trabalho: “Ele reclamava de não ter autonomia para decidir repertório e queria trabalhar com novas pessoas. Agora, ele está empresariando também”.

A assessoria do cantor publicou uma nota sobre a rescisão: “O cantor Nego do Borel, através de sua assessoria de imprensa, confirma a rescisão de contrato com a gravadora Sony Music. A decisão pelo fim da parceria, que teve início em agosto de 2015, aconteceu em comum acordo entre as partes. O artista, que é um dos nomes do cenário no funk da atualidade, está muito feliz e grato a todos os trabalhos que foram feitos neste período, mas se prepara para novos desafios e em breve anunciará as novidades.

Foto: reprodução/instagram

OAB vai ao STF contra MP que extingue cobrança de direitos autorais em quartos de hotéis

Na sexta-feira (20), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade da medida provisória (MP) que extingue o pagamento de direitos autorais em quartos de hotéis e cabines de cruzeiros marítimos.

Segundo O Globo, a OAB considera que a MP não preenche os requisitos básicos para sua alteração. Além disso, a entidade aponta que já existem projetos de lei em tramitação avançada no Congresso Nacional, e não há justificativas que comprovem os seus efeitos para o incentivo ao turismo.

Consta ainda na ação, a informação de que isenção concedida pela MP já foi contestada pelos tribunais superiores, “pela afronta ao direito autoral, não havendo justificativa para a urgência em superar esses entendimentos”, informou o portal.

“Ao promover uma alteração unilateral e sem a devida justificativa, à revelia dos demais poderes, o presidente da República desbordou os estreitos limites constitucionais de sua atuação atípica no exercício da função legislativa”, diz o texto da ação.

Vale lembrar que no início do mês, vários artistas como Frejat e Ivan Lins entregaram ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, um manifesto para solicitar apoio para impedir a aprovação da lei. O documento foi assinado por 120 músicos entre eles, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Anitta, Milton Nascimento e Marisa Monte.

Foto: Eugênio Novaes / Divulgação

 

ONE BEAT ABRE INSCRIÇÕES PARA INTERCÂMBIO NOS EUA

Já ouviu falar do One Beat? É uma iniciativa que a cada ano reúne nos EUA, músicos de 19 a 35 anos de todo o mundo para compor e produzir músicas de engajamento social.

Os bolsistas selecionados iniciam uma residência, onde colaboram para criar material original, gravam novas idéias musicais e incubam seus projetos. Com todo o material pronto, os músicos saem em turnê pelos EUA, colaborando com músicos locais e realizando workshops com jovens. Durante o mês do projeto, cada músico do OneBeat também define seus planos para o futuro e desenvolve novos projetos sociais para levar a seus países.

A iniciativa foi criada pelo U.S. State Department’s Bureau of Educational and Cultural Affairs em parceria com a Bang on e Can’s Found Sound Nation.

As inscrições estão abertas até amanhã (20) e podem participar músicos entre 19 e 35 anos, com formação formal ou não em qualquer gênero musical. Em 2018, a cantora e compositora carioca Luciane Dom participou do projeto.

Para saber mais ou se inscrever clique aqui.

Foto: Reprodução/YouTube

BILLBOARD PASSARÁ A CONTABILIZAR VISUALIZAÇÕES NO YOUTUBE NA LISTA DE ALBUNS MAIS VENDIDOS

A Billboard anunciou nesta semana que passará a considerar a quantidade de reproduções de vídeoclipes no YouTube para classificar os álbuns mais vendidos nos Estados Unidos.

De acordo com a Uol Entretenimento, um álbum vendido será equivalente a 3.750 acessos em uma plataforma gratuita, como YouTube. Enquanto em plataformas pagas serão considerados 1.250 acessos. Serão considerados apenas vídeos de canais oficiais.

A Billboard 200 – lista dos 200 álbuns mais vendidos na semana – incluirá ainda as músicas ouvidas em plataformas como Spotify, Apple e Tidal.

Segundo o portal,  de 1940 a 2005 eram contabilizadas apenas as vendas físicas de discos. Somente em 2013, a Billboard incluiu acessos via streaming.

Foto: reprodução

Netflix se torna o serviço de vídeo online mais assistido

A consultora especializada em mídia, eMarketer, revelou que a Netflix ultrapassou o Youtube como a plataforma de streaming de vídeo mais assistida por dia pelos adultos, nos Estados Unidos.

A descoberta faz parte de um estudo divulgado na semana passada pela consultora. De acordo com a empresa, em 2018, os adultos nos EUA gastaram cerca de 23 minutos por dia assistindo os conteúdos da Netflix, enquanto 22 minutos no YouTube.

No estudo, a empresa prevê que em 2019 os americanos devem gastar 27% de seu tempo na Netflix, e 23,4% no YouTube, sendo que há possibilidades de que um mesmo usuário assista a ambos os serviços no mesmo dia.

De acordo com a Exame.com, a liderança da preferência pela exibição de vídeo online pertencia ao YouTube até o ano passado. Entretanto, a Netflix conseguiu aumentar em 20% ao ano o tempo de tela de seus usuários.

Não foram divulgados s dados de consumo de vídeos em streaming pelos brasileiros. Contudo, o YouTube é a plataforma com maior número de usuários, com 96,7 milhões de usuários no país, ante 28,7 milhões de usuários na Netflix.

Apesar do crescimento da Netflix, a eMarketer afirma que estes números devem desacelerar devido a entrada de novos players no mercado como o Disney+ e Apple TV+

“Embora os americanos estejam gastando mais tempo assistindo à Netflix, a atenção das pessoas vai ficar mais dividida à medida em que novos serviços de streaming surgem”, afirmou  em nota o analista Ross Benes, da eMarketer.

Foto: Sopa Images/Getty Images

FESTIVAL GRLS PRETENDE CELEBRAR A REPRESENTATIVIDADE FEMININA

2020 está aí e a programação de eventos e conferências para o mercado da música já está sendo divulgada. O primeiro deles é o festival GRLS!, para celebrar a representatividade feminina

O GRLS! acontecerá em março de 2020, no Memorial da América Latina, em São Paulo, com música, artes e entretenimento criados apenas por artistas femininas.

De acordo com a Uol, a programação, com curadoria da plataforma Popload (a mesma do Popload Festival), contará com shows nacionais e internacionais de artistas pop, indie e R&B. Haverá ainda uma workshops e debates.

“A mulher sempre tem que se esforçar mais, se impor mais e conquistar mais para ser respeitada. Temos muitas mulheres fortes em todos os setores da indústria da música, tanto no palco como atrás dele, fazendo tudo acontecer. Queremos amplificar essas vozes e ser um marco neste sentido”, afirma Paola Wescher, diretora artística da T4F e sócia da Popload.

Paola contou que o festival será feito por mulheres e pessoas não-binárias, “fomentando a discussão para todos os gêneros, em um contexto em que a figura feminina vem ganhando destaque em tantos grandes eventos, incluindo festivais”, informou o portal. “Queremos fazer pensar, refletir e também conectar todas as pessoas.”, disse a diretora artística.

Segundo o portal, a venda de ingressos e line-up serão divulgados em breve. Para quem tem interesse apenas em conferir as palestras e workshops, ingressos serão vendidos à parte.

 

Foto: Divulgação

DJ Rennan da Penha assina contrato com a Sony Music

A Sony Music anunciou que o DJ Rennan da Penha agora faz parte de seu catálogo. O criador do Baile da Gaiola e um dos idealizadores do funk 150 bpm, gravará ainda em janeiro seu primeiro DVD.

“Ver minha música entrando em diferentes horizontes, tocando em outros países, eu nunca achei que isso ia acontecer na minha vida”, disse Rennan em um comunicadoem seu perfil no Instagram. “Sempre achei que eu ia ser só o Rennan do complexo da Penha e que minhas músicas fossem ficar apenas nas comunidades do Rio de Janeiro. Hoje estou muito feliz de estar aqui, de vocês poderem me auxiliar na minha carreira e a gente crescer cada vez mais. Muito obrigado. Vocês fazem parte do meu sonho que é ser um dos maiores DJs do Funk. E sempre sem esquecer a favela”, concluiu o DJ.

Rennan da Penha é conhecido por suas parcerias de sucesso, como nos singles Hoje Eu Vou Parar Na Gaiola e Brota Na Penha, com Livinho, com mais de 267 milhões de visualizações no YouTube. De acordo com o Estadão, a gravadora confirmou que dará suporte ao DJ para a produção de um show completo.

Vale lembrar que em abril, Rennan foi preso por associação ao tráfico de drogas, mesmo tendo sido inocentado em primeira instância. Após recurso do Ministério Público do Rio, o DJ  foi condenado em segunda instância. O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais e entre artistas e defensores dos direitos humanos. Com o fim da prisão em segunda instância, o DJ foi solto em novembro.

 

Foto:  João Victor Portugal

Sebo Baratos da Ribeiro agora possui seu próprio selo

O Sebo Baratos da Ribeiro anunciou nesta semana que agora possui seu próprio Selo, o Baratos Clube do Vinil.

De acordo com O Globo, o novo selo pretende lançar discos de artistas cariocas que são influenciados pelos clássicos do  rock como Led Zeppelin e Raul Seixas. O primeiro lançamento foi financiado por um crowfunding (financiamento coletivo), e será o disco da banda de electrorock Latexxx, previsto para fevereiro de 2020.

“O Sebo Baratos da Ribeiro sempre teve tudo a ver com música e, sobretudo, uma forte ligação com o rock. Foram inúmeros shows entre as estantes abarrotadas de livros. Assim como a literatura em papel não acabou, o vinil voltou com tudo”, disse ao portal, Caldeira, integrante da Latexxx e sócio do selo, tocado em parceria com o empresário e amigo Maurício Gouveia.

“Das mídias físicas que ainda existem, como CD e cassete , o vinil é o mais vendido do ano passado para cá e teve uma alta no mundo inteiro em torno de 30%, além de ser um item de colecionador. Eu mesmo coleciono há muitos anos, cresci comprando discos físicos e mantenho essa tradição. O vinil tem uma coisa muito curiosa, tem gente que compra mesmo sem ter vitrola, só como uma peça para ser guardada. A Baratos já conta com um público que abraça esse tipo de produto, então essa nova fase tem tudo a ver com a sua história, que vem de longe”, continuou Caldeira.

“Apesar do momento delicado que vive a cultura no país, ainda tem muita gente interessada em produzir e consumir cultura”, observou o músico.

 

Foto: Fausto Fawcett & Os Efêmeros será um dos lançamentos previstos para 2020 pelo Selo Baratos Clube do Vinil /Lucas Henrique / Divulgação

Usuários do Spotify reclamam sobre artistas que não ouviram em ‘retrospectiva pessoal’

Na quinta-feira (5) o usuários do Spotify puderam visualizar sua retrospectiva com as músicas mais ouvidas através do Spotify Wrapped. Entretanto, muitos usuários ficaram surpresos ao se depararem com artistas dos quais nunca ouviram falar em suas listas.

De acordo com o G1, vários internautas relataram no Twitter que não ouviram nomes como Diego e Arnaldo, Luan Santana, João Neto e Frederico e Gusttavo Lima, mas que eles estavam presentes em suas retrospectivas.

“Gente, deu um ‘bug’ nas minhas estatísticas do Spotify… Simplesmente jamais ouvi a música q consta na sexta posição. Será que mais alguém passou por isso?”, disse a usuária Natália de Moura no twitter.

Segundo o portal, as maiores reclamações nas postagens eram de erros que poderiam estar relacionados a “bugs” na contagem da plataforma, invasões de hacker em suas contas e números de artistas inflados.

A quantidade de plays de um artista em serviços de streaming pode indicar o tamanho de seu sucesso, por isso há vários rumores sobre compras de números nas plataformas. Entretanto, ter uma conta no serviço hackeada é pouco provável.

O especialista em segurança digital Altieres Rohr tentou solucionar algumas dessas questões e afirmou que nunca viu “‘phishing’ de Spotify”, “- um golpe em que se joga uma isca (geralmente um e-mail fraudulento) para invadir uma conta de serviço digital”, explicou o portal.

“Em tese, não parece impossível que uma conta seja hackeada pra dar play em certas músicas”, afirmou Altieres ao portal. “E claro, pode ter algum bug no Spotify que permita atribuir plays a outros usuários.”

“Tem a possibilidade de ‘credential stuffing’, que é quando usam uma senha vazada de outro serviço. Se a pessoa usou a senha no Spotify em outro lugar e rolou um vazamento, podem entrar na conta.”, continuou.

Altieries também sugeriu que a invasão poderia acontecer ao vincular a conta do Spotify ao Facebook: “Existe bastante ‘phishing’ de Facebook. Então se você perder o Facebook, perde tudo atrelado a ele”.

A assessoria de Diego e Arnaldo, uma das duplas mais citadas nas reclamações, negou a compra de plays no Spotify: “O sucesso da dupla se dá como resultado de um trabalho de divulgação feito por sua equipe ao longo dos anos.” O Spotify não se pronunciou sobre as reclamações.

Foto: Twitter/@arianalopes320

Governo vai revogar medida que tirava do MEI ocupações como músico e DJ

O governo decidiu revogar a resolução que exclui várias ocupações e atividades ligadas à cultura da categoria de microempreendedor individual (MEI).

Nesta sexta-feira (6), foi publicado pelo Diário Oficial da União uma medida para eliminar da classificação de MEI uma série de categorias ligadas à cultura, incluindo músico e DJ.

A notícia ganhou repercussão negativa pelas redes sociais. Segundo O Globo, rapidamente, milhares de pessoas começaram a assinar os abaixos-assinados digitais criados contra a medida. Além disso, um protesto foi marcado para hoje (9), em frente ao Palácio Capanema.

De acordo com o portal, a Secretaria-Executiva do Simples Nacional informou que encaminhará uma proposta para revisão da lista das atividades ao Comitê Gestor do Simples Nacional.

“Sou contra esta resolução do Conselho Gestor do Simples Nacional. A cultura — e todos que trabalham com ela — é um patrimônio do país (…) Essa é uma decisão que não faz sentido. A cultura é a alma da nossa democracia”, criticou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

A medida previa excluir do MEI atividades como cantor e músico independente, produção teatral, ensino de arte e cultura, atividades de sonorização e iluminação, ensino de música, produção musical, produção teatral e instrutor de artes cênicas.

Caso entrasse em vigor a partir de Janeiro de 2020, a medida poderia fazer com que muitos profissionais do mercado, que hoje atuam como MEI, voltassem à informalidade.

Atualmente, podem aderir ao MEI, negócios que faturam até R$81 mil por ano (ou R$6,7 mil por mês) e têm no máximo um funcionário. A formalização permite emitir notas fiscais e contribuir para o INSS, além de direito a auxílio maternidade e auxílio doença.

Foto: André Coelho