Spotify passa a permitir adicionar podcasts em playlists

Nesta semana, o spotify anunciou que os usuários já podem adicionar podcasts à playlists na plataforma.

Segundo o Business Insider, há três tipos de opções para usar o recurso: uma lista apenas de música, uma lista com curadoria de podcasts ou uma mistura de podcasts e músicas.

Em uma declaração, o Spotify enfatizou sua história com playlists como um recurso definidor do serviço:

“Se você não ouviu, as playlists são uma coisa do Spotify – é como construímos nossa plataforma personalizada em 2006 e como continuamos a ajudar os ouvintes a descobrir novos conteúdos hoje. Não poderíamos estar mais animados em trazer essa experiência para o mundo dos podcasts”.

Vale lembrar que em fevereiro, o Spotify adquiriu a empresa de produção de podcasts Gimlet, que está por trás de programas populares nos EUA, e continua expandindo negócios voltados para produção de conteúdo original.

 

Foto: Michael Loccisano/Getty Images for Spotify

SKOL BEATS ANUNCIA ANITTA COMO HEAD DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Nesta segunda-feira a Skol Beats anunciou que a cantora Anitta é a nova líder de criatividade e inovação da marca.

Segundo o Propmark, Anitta terá a missão de discutir novas estratégias de marketing, negócios e futuras novidades da Skol Beats. Além disso, a meta será lançar pelo menos um novo produto autoral por ano.

O primeiro deles já está confirmado para este mês. Será uma novidade inspirada, claro, no funk carioca.

“Gosto de ampliar todas as possibilidades da minha carreira e poder co-criar uma marca como Beats, que sempre fui apaixonada, é algo que me deixa cheia de orgulho. Adoro desafios que me forcem a fazer coisas novas, sair do meu quadrado e Beats me deu essa liberdade. Estou muito feliz”, disse Anitta.

“Anitta e Beats sempre quebram padrões. E agora, ela vai participar de todo o processo de criação com a gente, contribuindo para a evolução de Beats nos próximos anos”, completa Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev.

“Agora, chegou o meu momento de dar um passo ainda maior e pensar a marca desde o planejamento até o lançamento de cada produto”, completa a cantora.

 

Foto: Fernando Souza

DIVAS POP LATINAS ESTÃO POR TODA PARTE, MENOS NAS COMPOSIÇÕES

A Billboard publicou um artigo sobre a queda do número de compositoras de músicas latinas. Apesar dos esforços feitos por gravadoras e serviços de streaming para aumentar este índice, em 2019 o número de compositoras nas paradas voltou a cair.

Segundo o portal, entre 2015 e 2016, a presença de mulheres compositoras na parada da Billboard “Hot Latin Songs” era de apenas 8%. A partir de 2017, diante deste cenário, várias iniciativas começaram a impulsionar a presença de mulheres compositoras, até que em 2018 o índice aumentou para 15%, com 36 músicas na parada escritas por mulheres.

Apesar disso, em 2019 o número músicas compostas por mulheres voltou a cair, com apenas quatro músicas no Top 10. Dessas quatro, as duas que chegaram a primeira colocação, “Chantaje” de Shakira (com Maluma) e “Dame Tu Cosita”, de Pitbull, El Chombo e Karol G, apresentavam homens.

Para o portal, a maior questão é que o raggaeton e a música urbana são os subgêneros mais dominantes nas paradas latinas, e historicamente favorecem os cantores do sexo masculino. Becky G, Karol G e Natti Natasha, que passaram do pop para a música urbana, são exceções por escreverem a maioria de suas próprias músicas.

A maioria das canções do estilo de música urbana são escritas sob uma perspectiva masculina porque todos os produtores, engenheiros, DJs e compositores latinos são homens. “A falta de mulheres no espaço criativo [é preocupante]”, diz Nir Seroussi, vice-presidente executivo da Interscope Geffen A&M. “Não há uma produtora feminina que eu conheça.”, afirmou.

A fim de mudar essa dinâmica, algumas iniciativas já estão em andamento. Como os esforços das gravadoras como a Sony Latin, em promover mais artistas femininas. Além disso, premiações como o “Premios lo Nuestro”, da Univision e o “Latin American Music Awards”, da Telemundo, pela primeira vez tiveram todas as apresentadoras femininas.

Aqui no Brasil, a matéria citou ainda a iniciativa Casa de Música – Escuta as Minas, um estúdio de gravação em São Paulo. “O objetivo era criar um espaço e ambiente seguros em um estúdio liderado por mulheres”, diz Mia Nygren, diretora administrativa do Spotify para a América Latina. A Casa de Música faz parte da iniciativa Listen to Women que o Spotify estreou no Brasil em 2018.

Mesmo com a baixa presença das mulheres nas composições, a compositora Erika Ender, que co-escreveu o megahit “Despacito”, está animada ao ver mais colegas em sessões de redação. Mas, diz ela, “minha percepção pessoal é que ainda não está sendo refletida nas tabelas. Talvez seja uma questão de tempo”.

Foto: Ilustração de Max-o-matic

UM TERÇO DOS JOVENS USAM PROGRAMAS PARA COPIAR MÚSICAS ILEGALMENTE, APONTA ESTUDO DA IFPI

Nesta terça-feira (24), a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, sigla em inglês) – organização que representa a indústria da música em todo o mundo – divulgou seu estudo anual sobre o consumo de música global.

De acordo com o estudo, 27% dos entrevistados afirmaram que utilizam métodos para ouvir músicas não licenciadas na internet. Enquanto isso, 34% dos entrevistados, com faixa etária entre 16 a 24 anos, admitiram usar aplicativos ou serviços que copiam músicas ilegalmente (stream rippers). Entretanto, se forem considerados todos os entrevistados, com faixa etária de 16 a 64 anos, esse índice cai para 23%.

Enquanto os índices de pirataria de músicas na internet continua sendo considerável, o consumo dos serviços de streaming continua em crescimento, principalmente para pessoas com faixa etária entre 35 a 64 anos. Atualmente, 54% dos usuários nessa faixa etária usam algum tipo de serviço de streaming, um aumento de 8% em relação a 2018.

O aumento do consumo de vinil foi outro dado importante constatado pela IFPI. Apesar de não ser grande surpresa que pessoas entre 45 a 54 anos continuam comprando CDs, são os mais jovens, de 25 a 34 anos, que apresentaram índices mais altos para o consumo de vinil, a mesma faixa etária também continua comprando downloads digitais.

O rádio continua sendo o favorito dos consumidores de música, com 29% do tempo de audição gasto lá, seguido pelo uso de smartphones, 27%. Computadores e laptops representam 19% do consumo de música. Os estéreos domésticos tradicionais ficam para trás em 8% (mas ainda cinco pontos percentuais à frente dos alto-falantes inteligentes, 3%).

Segundo o Variety.com, a pesquisa da IFPI contou dados de 34.000 usuários da Internet em 21 países, representando mais de 90% do consumo global de música. A pesquisa passou por vários países entre eles EUA, Reino Unido, Canadá, França e Espanha. A margem de erro foi relatada em 3%.

Foto: SHUTTERSTOCK / MONTHIRA

Spotify for Artists mostrará o número de ouvintes de artistas em tempo real

O Spotify anunciou que a nova atualização do Spotify for Artists possibilitará a visualização do número de ouvintes que estão dando o play em suas músicas em tempo real.

Segundo o The Verge, a nova versão do aplicativo, voltado para os artistas que possuem músicas no catálogo do serviço de streaming, será lançada nesta semana com versões para iOS e Android.

Nesta versão, além do contador de plays em tempo real, os artistas poderão ter acesso a outras informações valiosas sobre sua audiência e insights de como conquistar novos seguidores e ser adicionados em várias playlists, aumentando alcance dos plays.

Há ainda um guia com informações sobre como aproveitar ao máximo o lançamento de músicas no serviço, incluindo o Co.Lab do Spotify, uma ferramenta com workshops e mentoria para artistas musicais.

O portal lembrou que há pouco tempo a Apple Music disponibilizou a plataforma Apple Music for Artists, após o lançamento da versão beta no início de 2018. Fornecendo dados de audiência  dos ouvintes baseados como localização geográfica, o serviço está integrado ao  Shazam, mais uma maneira em que os artistas podem rastrear quando as pessoas estão usando o serviço para identificar suas músicas.

Os dados fornecidos por essas plataformas como o Spotify for Artists, são de extrema relevância para que os artistas entendam cada vez mais sobre o seu público, e devem influenciar não apenas na produção de músicas, mas também nos planejamentos e estratégias de divulgação de seus trabalhos.

Foto: Spotify

Já está em dia com o FF Podcast? No episódio 8 o tema é “POP vs Indie”, com participação de Pedro Seiler, um dos fundadores do Queremos OUÇA AQUI!

Bacardi transforma canudos de plástico em Discos de Vinil

Transformando canudos de plástico em vinil, a Bacardi encontrou uma solução para contribuir com o meio ambiente. Para isso, a empresa de bebidas se uniu à Straw Vinyl, uma iniciativa que recicla canudos de plástico e os transforma em discos de vinil.

Segundo o Fast Company, após serem prensados, os discos serão lançados em uma edição limitada do single “Make it Hot” da cantora Anitta, em parceria com o Major Lazer. O lançamento está previsto para o dia 3 de dezembro. Todos os lucros das vendas irão para o instituto Lonely Whale.

A Bacardi aproveitou o festival de música “Life Is Beautiful”, no Art Motel, em Las Vegas,  para promover a ação. Neste fim de semana (20 a 22 de setembro), quem passou por lá pôde ver a exibição dos discos. Também foi exibida a campanha “The Future Doesn’t Suck” (O futuro não suga, em tradução livre) do Lonely Whale.

A partir de novembro, serão distribuídas em 55 bares selecionados, caixas de coletas dos canudos usados pelos consumidores. Todo o material coletado nessas caixas será reciclado e transformado em vinil.

A empresa de bebidas já confirmou que esta é a primeira de muitas iniciativas em parceria com o instituto. Tudo para que um bilhão de canudos plásticos descartáveis deixem de circular até 2020.

[Photo: Kobu Agency/Unsplash; titidianita/Pixabay]

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Edital Impulso do Oi Futuro abre inscrições

Estão abertas até o dia 9 de Outubro as inscrições o edital Impulso, uma parceria do Oi Futuro com o Instituto Ekloos.

O edital irá selecionar 20 iniciativas que tenham o intuito de “transformar a sociedade por meio da cultura”.

Os projetos que receberem melhores avaliações poderão receber até R$100 mil (que serão divididos entre eles) durante o processo de aceleração.

Segundo o Oi Futuro, o Impulso já recebeu, em suas duas edições, mais de 500 inscrições vindas de todo o estado do Rio de janeiro, entre eles, negócios sociais e ONGs. Além de ter acelerado 40 iniciativas.

Confira o regulamento completo no portal https://oifuturo.org

Foto: Divulgação

Recordações do Futuro

Nesse momento de permanente transição do mercado musical, vale a pena refletir sobre os efeitos dessa nova era do streaming no imaginário das novas gerações.

Que tipos de lembranças e recordações ela irá gerar?

Andando pelas poucas livrarias que insistem em não se transformar em farmácias, é comum nos depararmos com livros narrando as trajetórias de rádios que fizeram parte da história de várias gerações de ouvintes mundo afora.

Publicações como “A Onda Maldita (Como Nasceu A Fluminense FM)” (de Luiz Antônio Mello), “A Caixa Mágica: Histórias De Vida Pelas Ondas Do Rádio” (do locutor Fernando Mansur) e “Todo Dia É Dia de Peel” (sobre o lendário John Peel, da Rádio BBC) são exemplos desse revival.

Isso tudo nos remete ao que um dia já foi o apogeu da indústria fonográfica: capas de disco conceituais (das gravadoras Blue Note e Elenco), ou eternamente pops como as do Pink Floyd e Led Zeppelin, concebidas pelos art designers da britânica Hipgnosis.

Tudo isso somado a um marketing intuitivo sem precedentes, que transformava bandas e artistas iniciantes de pequenos pubs em estrelas internacionais.

E o que nos reserva o futuro? Sobre o que versarão os novos livros ou e-books?

As playlists se tornarão inesquecíveis, ou tudo não passará apenas de uma simples comparação entre modelos de negócios dos principais players do mercado da era do streaming?

Saem de cena o vinil, as jukeboxes e os cds, e entram em campo os algoritmos e os coaches da inteligência artificial, com suas métricas digitais infalíveis!

As novas tribos se esquecerão assim daquilo que nunca lembraram: das capas dos discos que marcaram sua infância, da loja em que eles foram comprados com o dinheiro de suas mesadas, e do arranhão inesperado no disco dos Beatles em suas festas de 15 anos…

E assim então todos terão chips de memórias e recordações implantados, como em Blade Runner!

Mas, seja qual for o ritmo, seja qual for o andamento, uma única certeza ainda haveremos de ter.

Todos nós falaremos — e ouviremos! — a mesma língua. A música.

Acústico MTV do Tiago Iorc conta com divulgação no metrô de São Paulo

O acústico MTV do Tiago Iorc é nesta quinta-feira (19) e para que ninguém perca, os trens do metrô de São Paulo foram envelopados com o rosto do cantor.

De acordo com o Meio & Mensagem, quem passar pela Linha 2 – Verde, do metrô paulistano poderá ver a imagem de Tiago Iorc envelopada no trem. Além disso, há pequenos spots de 10 segundos da música “Eu Amei Te Ver”, com informações sobre a data e horário de exibição do acústico.

A ideia foi elaborada pelo time de marketing da Viacom Brasil. Segundo Lara Mascarenhas, diretora sênior de marketing da empresa, há grande circulação de jovens nos metrôs. Portanto, a ação atingirá estrategicamente o público-alvo.

“Trabalhamos os grandes lançamentos do canal utilizando não só os canais e ecossistema da MTV e Viacom, mas também locais de alta afinidade com o target do canal. O metrô faz parte da vida dos jovens, e conectar com o público em sua jornada diária faz toda a diferença para nos aproximarmos com relevância”, explicou a executiva.

CARGO DE DIRETORIA DE PROGRAMAÇÃO DA GLOBO É OCUPADO POR UMA MULHER PELA PRIMEIRA VEZ

Na quinta-feira passada (11), a Globo anunciou que a executiva Leonora Bardini será a primeira mulher a ocupar o cargo de Diretora de Programação.

De acordo com o Observatório da Televisão, este cargo é de prestígio na emissora, e Leonora será subordinada a Amauri Soares, “chefão no setor desde 2013”.

Desde 2014, a executiva está na emissora, quando assumiu o cargo de supervisora executiva de Programação em São Paulo. A partir de 2016 até agora, vinha atuando como chefe da Curadoria de Conteúdo da Globo, na sede do Rio de Janeiro.

Como Diretora de Programação, Leonora terá como principal desafio reverter o avanço da concorrência em cidades como Salvador, Manaus e Goiânia, onde a Globo tem perdido a liderança das afiliadas para a Record TV e SBT.

Foto: Reprodução/Globo

Já está em dia com todos os episódios do FF Podcast? No episódio 7 o tema é: Pink Money na Música, com participação de Raquel Virgínia, cantora e compositora trans do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, e Flávio Saturnino, fundador do portal Popline! OUÇA AQUI!

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