GLOBOPLAY DARÁ NFTS COMO BRINDE PARA QUEM ASSISTIR NOVELA

Imagina ganhar um prêmio por assistir às suas séries e filmes favoritos, ou até mesmo por ouvir um álbum de um artista inteiro? Em uma nova promoção, o serviço de streaming Globoplay anunciou que distribuirá tokens não-fungíveis (NFTs) de artes digitais dos personagens da novela “Todas as Flores”.

A ação exclusiva para pessoas que já assistiram à primeira fase da novela Global recebeu o nome de “Sinta a sua essência”, e terá início nesta sexta-feira, 24, indo até o dia 17 de abril.

Conforme noticiado pela Exame.com, para participar da promoção, os interessados devem ter mais de 18 anos, ser assinantes de planos anuais ou bianuais do Globoplay, ter assistido à novela até 19 de março e participar de um quiz que será enviado via WhatsApp. Além disso, é necessário ter assistido pelo menos a 40 minutos ininterruptos do último capítulo da primeira fase da novela, que foi lançada em 2022.

Embora os NFTs sejam intransferíveis, a Globo incluiu nas regras de participação o valor de cada arte digital, que é de R$ 0,5. Com isso, o valor total da premiação será de R$5 mil, considerando os 10 mil tokens disponibilizados. O resgate pode ser feito até 20 de abril, e por isso, os fãs da novela precisam ser ágeis para assistir e resgatar o brinde!

 

Foto: Personagens da novela ‘Todas as Flores’_Divulgação

CERCA DE 38 MILHÕES DE FAIXAS EM SERVIÇOS DE STREAMING NÃO FORAM TOCADAS NENHUMA VEZ EM 2022

Erramos! Recentemente publicamos em nosso blog uma notícia que gerou bastante repercussão no Twitter, sobre uma possível cobrança pelo Spotify por hospedagem de músicas não ouvidas na plataforma.

Erramos ao afirmar que Rob Jonas, CEO da Luminate – uma empresa voltada para monitoramento do mercado do entretenimento – havia dito que o Spotify PODERIA passar a fazer a cobrança por hospedagem de músicas. Mas tudo, na verdade foi uma hipótese gerada pelo portal Music business Worldwide (MBW) a partir de uma análise. Lamentamos muito o ocorrido, e como sempre tentamos ao máximo ser transparentes em nossos conteúdos, decidimos reescrever a notícia com mais detalhes.

De acordo com o MBW, o painel de Jonas durante o SXSW se mostrou muito relevante, pois nele, o executivo apresentou dados que comprovam que nem tudo o que está nas plataformas de streaming é ouvido:

– Existem 67,1 milhões de faixas de áudio em serviços de streaming de música hoje que, no ano civil de 2022, atraíram 10 ou menos streams cada, globalmente.

– Esse número de 67,1 milhões representa pouco menos da metade (42%) de todo o catálogo de faixas disponíveis em serviços de streaming de música em todo o mundo (com base em ISRCs).

– Quase um quarto (24%) das 158 milhões de faixas de áudio em serviços de streaming de música monitorados pelo Luminate em 2022 atraíram ZERO reproduções naquele ano, ou seja cerca de 38 milhões de músicas.

Para o portal, essa quantidade de ‘conteúdo’ não ouvido e armazenado está gerando um custo gigante para o Spotify. O MBW estima que a plataforma gaste em torno de nove dígitos com os serviços de hospedagem em nuvem do Google, e esses altos custos estão desagradando os investidores.  Ele sugere que uma boa saída para aumentar as margens de lucro seria fazer como o Twitter, e começar a cobrar por serviços essenciais. No caso, por esse armazenamento de músicas.

Se isso acontecesse, artistas que não possuem visibilidade seriam os mais afetados, por não terem condições de manter suas músicas no streaming. Mas podem ficar tranquilos, isso não vai acontecer, pelo menos por agora. Isto porque, o portal explicou que o modelo de negócios do Spotify é diferente do Twitter e que sua relação monetária só pode ocorrer através de intermediários como distribuidoras e gravadoras.

O texto ainda ressaltou que os artistas independentes são responsáveis por gerar a maioria das novas músicas enviadas para o vasto catálogo dos serviços de streaming e que, mesmo que o Spotify quisesse oferecer esse serviço de distribuição e cobrar os artistas, ele já tentou em 2019, mas o serviço foi encerrado por conta da pressão das principais gravadoras.

 

Foto: Spotify_Guetty Images

TIKTOK REALIZA IMERSÃO GRATUITA PARA ARTISTAS CONQUISTAREM DESTAQUE NO MERCADO MUSICAL

O TikTok, uma das plataformas de mídia social mais populares da atualidade, lançou tendências e serviu como inspiração na produção de hits, conquistando cada vez mais presença e impacto na indústria musical. Para aprimorar ainda mais essa conexão, a plataforma anunciou o TikTok Music Summit 2023, um evento online gratuito dedicado à indústria musical.

Nos dias 28 e 30 de março, o evento será transmitido gratuitamente pelo perfil @musicanotiktok e contará com uma série de palestras e painéis exclusivos focados em profissionais da área e entusiastas da música.

O primeiro dia do evento (28) apresentará conteúdos sobre como o TikTok funciona para ajudar os artistas a atingirem uma série de objetivos, como impactar positivamente o público e lançar as carreiras para o topo dos rankings de popularidade.

No segundo dia do evento (30), os participantes terão acesso a conteúdos educativos sobre boas práticas na produção de conteúdo e como a plataforma impulsiona a descoberta e redescoberta de músicas e artistas de todo o mundo. Os participantes também poderão conhecer casos de sucesso que estouraram na plataforma.

“Música faz parte do DNA do TikTok, que continua somando na cultura popular. Por meio da inovação e o poder de nossa comunidade, o TikTok está contribuindo para mudar o cenário da música para melhor, dando suporte para artistas dentro e fora da plataforma. Estamos empenhados em lançar produtos para fãs e criadores de música, sempre celebrando a criatividade e transcendendo fronteiras”, disse Roberta Guimarães, Líder de Conteúdo Musical do TikTok Brasil.

O TikTok Music Summit 2023 promete ser uma imersão única para artistas e profissionais da área, oferecendo dicas valiosas sobre como utilizar a plataforma para conquistar destaque no meio musical. A iniciativa faz parte da estratégia do TikTok de mobilizar comunidades e iniciar conversas importantes sobre os mais diversos e importantes assuntos, tornando-se um catalisador para mudanças significativas em todo o mundo.

O evento será realizado nos dias 28 e 30 de março, com a transmissão ao vivo sendo feita pelo perfil @musicanotiktok. Não perca essa oportunidade de aprender com especialistas e entender melhor como o TikTok pode impulsionar a carreira musical de artistas de todo o mundo.

INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO: CLIQUE AQUI

 

Foto: divulgação

Herdeiras de Raul Seixas vencem parte de disputa contra a Warner na justiça por irregularidades contratuais

Em guerra jurídica contra a Warner há um ano e meio, as três herdeiras de Raul Seixas conquistaram na quinta-feira passada uma primeira vitória contra a gravadora.

Por decisão da 22ª Câmara Cível do Rio de Janeiro, o processo movido por Simone, Scarlet e Vivian desde outubro de 2021 ganhou potencial para fazer com que a empresa venha a ser obrigada a indenizá-las por irregularidades contratuais supostamente cometidas ao longo da última década inteira. As informações são do O Globo.

As filhas de Raul, representadas pela advogada Leticia Provedel, afirmam que houve “enriquecimento ilícito” da Warner na gestão de parte da obra do pai e querem o rompimento dos termos firmados com a gravadora.

A empresa insistia para que a discussão ficasse restrita a um período de apenas três anos, o que implicaria em valores mais modestos a serem despendidos em caso de condenação futura. Prevaleceu, no entanto, o entendimento favorável à família do “maluco beleza”: dez anos em vez de três.

Em dezembro, relatamos aqui uma ação semelhante contra a Universal Music, que resultou num acordo de R$1 milhão para o trio.

 

Foto: Divulgação

Família de Marília Mendonça anuncia premiação de música sertaneja em homenagem à cantora

A família da cantora Marília Mendonça, que faleceu em um acidente aéreo em novembro de 2021, anunciou o lançamento de uma premiação de música dedicada ao gênero sertanejo, que levará o nome da artista.

De acordo com O Globo, a premiação será a primeira do Brasil voltada exclusivamente para a música sertaneja e tem como objetivo revelar e reconhecer novos nomes do cenário musical, além de destacar a importância do gênero e abraçar causas sociais que Marília sempre se dedicou.

A família tem realizado uma série de ações para manter vivo o legado da cantora, como o processo de catalogação de um acervo com pelo menos cem canções ainda inéditas.

Além disso, há previsão de um disco com duetos póstumos, uma biografia, um documentário e um livro com fatos curiosos e inusitados sobre a artista. O lançamento da premiação é mais uma forma de homenagear Marília e sua contribuição para a música sertaneja.

Djonga expõe indignação com ex-gravadora, e alega má administração dos royalties

A recente notícia do encerramento da gravadora CEIA, que foi responsável por lançar artistas como Djonga, Tasha & Tracie e Clara Lima, gerou uma grande repercussão entre os fãs de rap no Brasil.

Conforme o Rapmais.com, a empresária Nicole Balestro, uma das proprietárias da gravadora, esclareceu em suas redes sociais, que as acusações de má gestão de royalties e roubo durante o rompimento de contratos são infundadas e que sempre buscou transparência em suas negociações. Ela afirmou que a decisão de cobrar apenas 10% de royalties em shows e afins foi o que levou ao fim da CEIA.

Djonga, um dos artistas mais proeminentes da gravadora, também usou suas redes sociais para desabafar sobre seus problemas com a gestão da CEIA. Ele destacou a falta de comunicação com seu ex-empresário Doncesão, que também era proprietário da gravadora, e desentendimentos relacionados aos royalties, onde alguns artistas com quem ele colaborou não receberam os valores devidos.

O rapper também disse que não tinha um contrato com a gravadora, mas a empresa era dona de todo o seu fonograma, o que levou a um acordo para que ele pudesse sair e fundar cuidar de sua carreira. Ele também afirmou que investiu “infinitamente mais em sua carreira do que a CEIA”.

 

Foto: divulgação/youtube

 

Mercado da música no Brasil cresce 15,4% em 2022 puxado pelo streaming, diz Pro-Música

O mercado fonográfico brasileiro teve um crescimento de 15,4% em 2022, de acordo com um relatório divulgado pela Pro-Música nesta terça-feira (21).

Conforme noticiado pela Folha de São Paulo, a arrecadação totalizou R$2,526 bilhões, colocando o Brasil como o nono mercado mundial no consumo de música. O streaming continua a dominar a fatia do mercado, sendo responsável por 86% da arrecadação, enquanto mídias físicas como CDs, vinis e DVDs representam apenas 0,5%. O relatório também revela que as receitas geradas por publicidade e assinaturas de plataformas de streaming continuam a crescer consistentemente.

A lista das 200 músicas mais tocadas no país em 2022, incluída no relatório, é liderada por uma versão ao vivo de “Mal Feito”, dos sertanejos Hugo & Guilherme em parceria com Marília Mendonça.

O relatório ainda destaca a resiliência de Mendonça na música, mesmo após sua morte em um acidente de avião em 2021, com sua participação em “Vai Lá em Casa Hoje”, de George Henrique & Rodrigo, ficando também em terceiro lugar na lista. Este é o sexto ano consecutivo de crescimento do mercado fonográfico brasileiro.

Foto: Marília Mendonça_ divulgação

EUA ABRE DISCUSSÃO SOBRE PROTEÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS PARA OBRAS CRIADAS POR IA

Obras criadas por Inteligência Artificial (IA) são protegidas? No Brasil e nos EUA, apenas criações do espírito são protegidas pela LDA. Entretanto, o Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos já deu indícios que isso pode mudar.

Recentemente, o escritório de Direitos Autorais americano decidiu convocar artistas, advogados e desenvolvedores a ouvir o que eles pensam sobre as questões que envolvem criações artísticas a partir do uso de IA.

Conforme noticiado pelo Hollywood Reporter, o escritório afirmou que as LDA dos EUA só protegem obras criadas por humanos, mas um material gerado por IA pode ser elegível para uma reivindicação de direitos autorais, caso um humano “selecione ou organize” o material de uma forma “criativa”, e o resultado se torne uma obra original de autoria.

Foi o caso de ‘Zarya of the Dawn’, uma história em quadrinhos criada por IA. Pela primeira vez, o escritório avaliou se houve aplicação de direitos autorais à IA. Entretanto foram concedidos apenas os direitos para as imagens criadas por humanos.

A questão da propriedade intelectual e da responsabilidade pelo conteúdo gerado pela IA ainda é um problema a ser resolvido, e ainda estamos no início da conversa. Seguimos acompanhando

Imagem: Zarya of the Dawn’, divulgação

Metallica adquire fábrica de vinil de 70 mil pés quadrados em meio à ressurgência do formato

A lendária banda de heavy metal Metallica comprou a Furnace Record Pressing, uma fábrica de prensagem de vinil de 70.000 pés quadrados em Alexandria, Virgínia.

Conforme noticiou o Whiplash.net a Furnace, fundada em 1996, já produziu mais de cinco milhões de discos de vinil do Metallica desde 2014, tornando-se o principal fornecedor de vinil da banda.

Além do Metallica, a Furnace trabalha com muitos artistas famosos e pequenas gravadoras de punk e indie.

A banda espera aproveitar as capacidades técnicas da Furnace para atender à grande demanda por vinil do Metallica, que tem uma grande base de fãs dedicados. E o momento não poderia ser melhor, já que as vendas de vinil estão cada vez mais aumentando, como indicou o relatório mais recente da Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA, sigla em inglês). Pela primeira vez, desde 1987, os álbuns de vinil venderam mais que os CDs em unidades (foram 41 milhões contra 33 milhões).

A aquisição, que não teve valores divulgados, chega um mês antes do lançamento do décimo primeiro álbum de estúdio do Metallica, o “72 Seasons”, e do início de sua turnê mundial.

Foto: divulgação

CQS/FV Advogados e Música Copyright e Tecnologia oferecem bolsas de estudo para coletivo Black Sisters in Law

Com grande alegria, o curso Música, Copyright e Tecnologia (MCT) e a Escola Música & Negócios anuncia sua parceria com escritório CQS/FV Advogados para a criação de bolsas integrais para o coletivo Black Sisters in Law.
Para tornar ação possível, eu gostaria de agradecer ao escritório CQS/FV e Ygor Valerio por sua parceria e apoio. O escritório, através de seus sócios, tem sido fundamental na formação dos alunos, bem como na promoção de bolsas de estudos para advogadas mulheres pretas.
O CQS/FV concedeu 10 bolsas de estudo para mulheres pretas no curso de Música, Copyright e Tecnologia. Essas bolsas foram concedidas em parceria com o coletivo Black Sister in Law, que tem como objetivo promover a igualdade de gênero e raça no campo jurídico.
Agradeço imensamente a CQS/FV pela sua generosidade e compromisso com a promoção da igualdade e justiça social. A parceria com o escritório nos permite oferecer um curso mais inclusivo e diversificado, com o objetivo de capacitar as participantes com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios e oportunidades da indústria da música.
O curso de Música, Copyright e Tecnologia é uma grande oportunidade para músicos, produtores, empresários e outros profissionais da indústria da música aprenderem sobre os aspectos legais envolvidos na gestão dos direitos autorais. É uma honra para a Escola Música & Negócios oferecer essa oportunidade em parceria com o Instituto Genesis/PucRio e com o apoio do escritório CQS/FV.
Para mais informações sobre a parceria, visite o link: https://lnkd.in/dkTCYACc
Para mais informações sobre o curso, visite o link: https://lnkd.in/dFw62QGq

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