UE trava negociação para mudanças na lei de direito autorais

De acordo com o Estadão, uma reunião sobre a aprovação para as Novas Diretrizes de Direitos Autorais foi cancelada e adiada, pois os países que pertencem ao bloco estão tendo dificuldades em chegarem a um consenso.

As Novas Diretrizes de Direitos Autorais estão em debate há dois anos pela Comissão Europeia, que afirma que a reforma é necessária para a proteção da herança cultural da Europa, além de nivelar a disputa firmada entre grandes empresas de tecnologias, editores, emissoras e artistas.

Vale lembrar que dois artigos na Nova Diretiva estão criando impasses para a aprovação. Um deles é o 11º artigo, onde prevê o pagamento de direitos por exibição de trechos de notícias em sites. Já o artigo 13 exige que plataformas como o Youtube e Instagram criem filtros para identificar conteúdos protegidos por direitos autorais.

“Ambos os artigos são condenados pelas empresas de tecnologia que alegam inviabilidade e censura”, informou o Estadão.

Conheça o novo recurso que bloqueia artistas inconvenientes do Spotify

O Spotify lançou um novo recurso permite bloquear todo o conteúdo de um artista na plataforma de streaming. Assim, todas as músicas não serão exibidas  na biblioteca, playlists, gráficos ou estações de rádio da plataforma.

O bloqueio não é válido para playlists em que o artista está em destaque. Por exemplo, uma playlist do Chris Brown impediria “Look At Me Now” de tocar, mas não “Freaky”, do Lil Dicky que tem a participação de Brown.

De acordo com o Digital Music News, não é de hoje que o Spotify tem pensado em como bloquear artistas, mas com os recentes escândalos, principalmente envolvendo o rapper R. Kelly a medida foi tomada antes.

O rapper R. Kelly está envolvido em um grande escândalo sexual, o que causou uma série de boicotes e protestos como o #MuteRKelly no Twitter, fazendo com que a RCA Records – que pertence à Sony – retirasse o rapper de sua lista.

Em 2018, o Spotify chegou a adotar uma “política de Conduta”, muito discutida,  removendo  músicas de rappers como XXXTentacion e Kelly. O serviço de streaming teve que reverter a situação após a comunidade do hip hop alegar que a prática era uma censura e falta de transparência.

Com este novo recurso de bloqueio, o Spotify está passando a bola para o próprio usuário decidir se deve ou não remover esses artistas. Por exemplo, aqui no Brasil você pode fazer bloquear o Nego do Borel, que ultimamente ganhou grande repercussão por suas “brincadeiras” homofóbicas. Para o Digital Music News, esta é uma forma de evitar questões de policiamento e censura moral para a plataforma.

No momento, o recurso de bloqueio está disponível apenas para usuários do iOS e não há informações sobre quando será lançado para os usuários de Android, que vêm pedindo há algum tempo por este recurso.

Rádio Cidade voltará ao Rio de Janeiro

O portal Tudoradio.com, confirmou o retorno da Rádio Cidade no Rio de Janeiro, após dois anos operando apenas online. A partir do dia 4 de fevereiro, os ouvintes cariocas poderão sintonizar na 102.9, e ouvir novamente a Rádio Cidade, que ficará no lugar da RIO FM.

De acordo com o tudoradio.com, a emissora voltará com novas estratégias, focando um público mais adulto, na faixa de 25 a 49 anos, classe AB. Na programação da rádio terá hits do gênero flashrock/soft rock (como as clássicas do Chicago e Foreigner).

“[A Cidade FM] virá para preencher um nicho musical ‘faltante’ no mercado de rádio carioca. Um verdadeiro oceano azul disponível no segmento de FM no Rio de Janeiro, sendo um projeto mais adulto do que jovem”, informou um representando da rádio ao portal.

Atualmente, a Rádio Cidade tem alcançado bons resultados de audiência na transmissão digital e espera conseguir o mesmo no Rio, uma vez que as rádios de rock no mundo tem ganhado mais espaço na participação de mercado (em São Paulo são duas FMs e estão entre as 15 maiores audiências no Brasil).

Foto: Foreigner – YouTube/Atlantic

Você disse Vitrola com Bluetooth?

Estamos presenciando a volta do Vinil. Além das versões atualizadas do formato, novos tipos de toca-discos estão entrando no mercado. O novo modelo da Sony, LX310BT, promete qualidade de audio e muito mais.

Pode ser um pouco contraditório querer uma qualidade de áudio e ao mesmo tempo ouvir música através de Bluetooth. Entretanto o modelo da de toca-discos da Sony promete  uma maior clareza de som e potência.

De acordo com o Hypeness, o modelo contém braço de alumínio automático, pré-amplificador integrado e uma bandeja de alumínio. Isso tudo com um design elegante e discreto.

“Trata-se portanto de uma vitrola wireless, capaz de se conectar via bluetooth com qualquer equipamento de áudio, como falantes, fones e afins”, explicou o Hypeness.

Você pode encontrar o toca-discos LX310BT da Sony a partir de março, por 200 dólares, cerca de 745 reais.

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Streaming de Jay-Z é investigado por fraudar números de audiência

No ano passado o serviço de streaming Tidal foi acusado por um jornal de manipular os números da audiência de alguns artistas como Beyoncé e Kanye West. Nesta segunda-feira, o caso ganhou mais uma atualização com uma investigação oficial de autoridades na Noruega.

De acordo com a notícia do Época Negócios, as autoridades abriram uma investigação para “confirmar ou rejeitar a suspeita de manipulação”, ou seja, saber se realmente houve fraude nos números. Caso seja comprovado, a situação pode ficar bem feia para o serviço de streaming do rapper Jay-Z.

Além da denúncia feita pelo jornal norueguês Dagens Naeringsliv (DN), várias gravadoras e artistas também denunciaram a plataforma alegando que foram prejudicadas por não receberem parcelas justas de receitas por assinaturas.

Em defesa, a plataforma afirmou que entrou em contato com a polícia e “não está sob suspeita neste caso”.

#VemNovidade! Deezer lança o Radio By Deezer, novo app para quem ama rádio.

A Deezer lançou no Reino Unido o Radio By Deezer, um novo aplicativo que conecta a 30.000 estações de rádio, incluindo a Absolute Radio, talkSport, BBC Radio, Classic FM e Kiss Network.

Segundo o portal MusicWeek, no Radio By Deezer, os ouvintes podem se conectar a várias estações de rádio, não só no Reino Unido, mas conforme a sua localização atual.

O mais legal é que o aplicativo também sincroniza com a plataforma de streaming da Deezer, permitindo que os usuários “curtam” qualquer música ouvida na rádio. Assim, o aplicativo adiciona automaticamente as músicas curtidas na biblioteca do usuário no serviço de streaming.

Por enquanto, o Radio By Deezer é gratuito, sem anúncios, e está disponível gratuitamente na loja do Android. Uma versão para iOS será lançada em breve. Não foram anunciadas informações sobre a expansão do aplicativo para outros países como o Brasil.

Olivier Miljeu, gerente de produto da Radio By Deezer, disse: “Os fãs de rádio merecem uma experiência adaptada às suas necessidades exatas. Nosso aplicativo fácil de usar oferece acesso rápido às suas estações favoritas, todas com uma experiência de audição sem perturbações e sem anúncios”.

Se inscreva na palestra de Zach Fuller, da MIDiA Research: “A internacionalização da música latina – Como? Porque agora? E o que vem a seguir?”

No dia 7 de Fevereiro, Zach Fuller, da MIDiA Research, fará uma apresentação para mostrar os atuais dados e análises sobre o mercado de música latina e suas principais tendências.

Para saber de mais informações e participar do evento, que será online, faça sua inscrição gratuita pelo link: http://bit.ly/ 2sqnDX7 – “A internacionalização da música latina – Como? Porque agora? E o que vem a seguir?”

 

 

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Do vinil ao streaming: 40 anos da indústria da música

Hoje em dia, com acesso a informações mais precisas, é possível visualizar de forma mais ampla as mudanças na indústria da música. O portal World Economic Forum publicou um artigo analisando os gráficos das vendas da indústria da música.

O vinil deu lugar a 8 faixas, as fitas cassetes desapareceram quando os discos compactos tomaram o mundo, fazendo a receita da indústria da música crescer…até que tudo foi interrompido com o surgimento do formato digital.

Destacando os gráficos do portal, podemos ver quatro décadas de vendas da indústria da música. O artigo registrou não só a ascensão e queda dos lucros das gravadoras, mas mudanças sísmicas na tecnologia e no comportamento do consumidor.

O nascimento do Napster e o declínio do vinil: Segundo o Weforum, com o surgimento do Napster, o efeito da pirataria na indústria foi imediato e gritante. As vendas da indústria da música, que vinham apresentando crescimento ano a ano, declinaram por 15 anos.

A era dos Ringtones:  Muito antes dos smartphones se tornarem populares, haviam os ringtones. A distribuição era controlada por operadoras de celular. Foi uma porta de entrada para a arrecadação com receita digital na indústria da música . Em 2008, foram investidos mais de um bilhão de dólares em um setor que estava se acostumando a previsões sombrias. “Apesar de ser apenas um pequeno período, a era dos ringtones foi a porta de entrada para a assinatura de música digital paga”.

Streaming de Música: Pela primeira vez neste milênio, a indústria fonográfica registrou um aumento na receita por dois anos consecutivos. Demorou um pouco para os consumidores aderirem a planos de assinatura de música premium, mas hoje o mercado de plataformas de streaming de música está mais otimista. A RIAA – The Recording Industry Association of America-  afirmou que o streaming de música é o formato mais comum nos EUA e agora compõe quase metade do mercado.

O fim do formato físico? Já se foi o tempo em que pessoas iam em lojas por causa de um lançamento. As vendas de CDs caíram 80% na última década. Hoje, as vendas em formato físico representam apenas 17% da receita do setor. Há, no entanto, um ponto que desperta a atenção: as vendas do vinil. Em 2017, as vendas atingiram alta, após 25 anos.

 

 

Foto: RIAA

Por que cidades como Nashville têm um cenário musical tão forte?

Não há duvidas que Seattle e Nashville são cidades em que a música possui grande influência. Os motivos que tornaram essas cidades famosas na música é o que mais chama a atenção.

Segundo a Forbes, o posicionamento de marca dessas cidades é único. Tanto governantes, quanto a própria população souberam aproveitar de forma estratégica e inteligente as oportunidades vindas da música.

No caso de Nashville, a marca ‘Music City’ está sempre por toda a cidade, desde itens como palhetas de guitarras a eventos para as pessoas realmente possam compreender a marca.

“Eles pensaram sobre como a marca poderia desde quando tocada naquelas caixas eletrônicas e feias nos cantos da cidade até em uma noite de Ano Novo ou durante os fogos no Dia da Independência”, explicou a Forbes.

Em Seattle, foi criado o Office of Film and Music e há várias ações que sempre colocam a música à frente como marca da cidade. Quem visita Seattle pode esperar por apresentações com repertório de artistas da região, todos os dias ao vivo, em vários locais dentro do aeroporto; vídeos informativos  sobre a música e a história de Seattle; além de exposições de arte temáticas, com curadoria do EMP Museum.

Todas essas ações em torno da música causam uma experiência única para quem visita essas cidades e por isso, hoje elas são consideradas grandes pólos da música no mundo.

 

Foto: Forbes

INADIMPLÊNCIA DAS RÁDIOS NO BRASILEIRAS CHEGA A R$7 MILHÕES

A UBC publicou uma notícia sobre a inadimplência das rádios brasileiras no pagamento de direitos, o valor da dívida chega a R$7 milhões.

De acordo com a UBC (União Brasileira de Compositores), apesar de seus esforços para mudar esta realidade, 59,7% das emissoras nacionais tinham algum valor em aberto de janeiro a outubro em 2018.

Com relação as rádios comunitárias, o número é ainda maior, 41,7%,  mesmo tendo uma tabela inferior às outras.  Ao todo, o valor a dívida das rádios brasileiras é de R$ 6.777.160,00.

A UBC, lembrou que em junho de 2018, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara do Senado aprovou um projeto de lei (PLS 55/2016) para permitir que rádios comunitárias e educativas veiculem anúncios publicitários pagos. Entretanto, o projeto encontra-se parado. Caso seja aprovado, as rádios comunitárias poderão contribuir mais e diminuir sua inadimplência.

 

Foto: UBC

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