Universal Music Group e TikTok resolvem disputa e fecham acordo de licenciamento musical

O acordo promete melhores remunerações para os artistas da UMG, além de oportunidades de promoção e proteções contra uso indevido de inteligência artificial (IA).

Universal Music Group (UMG) e TikTok chegaram a um acordo de licenciamento, encerrando uma disputa que se arrastava há pouco mais de três meses. O novo acordo, anunciado hoje (02/05), promete melhor remuneração para compositores e artistas da UMG, além de novas oportunidades promocionais e proteções contra questões de inteligência artificial.

Conforme o MusicAlly, o acordo permitirá que o catálogo de músicas gravadas da UMG retorne ao TikTok, juntamente com faixas baseadas em obras escritas por compositores do Universal Music Publishing Group. Ambas as empresas afirmaram estar trabalhando rapidamente para implementar isso.

Embora os termos do acordo sejam mantidos em segredo, UMG e TikTok expressaram o compromisso de explorar oportunidades de monetização e promover os artistas da UMG. Além disso, a TikTok continuará investindo em ferramentas centradas no artista para ajudar no crescimento dos músicos na plataforma.

A questão da inteligência artificial também foi abordada, com ambas as empresas comprometidas em garantir que o desenvolvimento da IA proteja os interesses dos artistas e compositores humanos.

Os principais executivos das duas empresas expressaram otimismo em relação ao futuro da parceria, destacando o valor da música e o compromisso com a comunidade criativa.

Foto: Reprodução

Resumo:

O acordo promete melhores remunerações para os artistas da UMG, além de oportunidades de promoção e proteções contra uso indevido de inteligência artificial (IA).
Assine a nossa Newsletter

© 2024 - Música, Copyright e Tecnologia. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter