Paulo Ricardo vence ação movida para impedir o guitarrista de usar a marca RPM

A decisão judicial foi baseada no argumento de Paulo Ricardo de que a formação atual, com novos membros, é uma "banda cover" e poderia confundir os fãs, desvalorizando a marca RPM.

Paulo Ricardo, ex-vocalista da banda de rock RPM, venceu uma batalha judicial contra seu antigo colega de banda, o guitarrista Fernando Deluqui. A decisão foi divulgada por Rogério Gentile e estabelece que Deluqui está proibido de usar o nome RPM.

Conforme informações da Rolling Stone Brasil, a decisão judicial foi baseada na argumentação de Paulo Ricardo de que a formação atual da banda é, na verdade, uma “banda cover”. O cantor argumentou que o uso contínuo do nome RPM por Deluqui e seus novos integrantes — Dioy Pallone, Kiko Zara e Gus Martins — poderia confundir os fãs e consumidores, levando-os a acreditar que estavam adquirindo ingressos e produtos do RPM original.

Paulo Ricardo destacou que o processo visa proteger a memória e o legado da banda, que teve grande impacto na história de muitas pessoas durante os anos 1980.

A juíza Luciana Alves de Oliveira, responsável pela sentença, concordou com os argumentos apresentados. Ela determinou que a banda atual está “absolutamente desfigurada”, e que isso resulta na desvalorização da marca RPM. Com a morte do baterista Paulo Pagni em 2019 e do tecladista Luiz Schiavon em 2023, Deluqui só poderá utilizar o nome RPM com autorização de Paulo Ricardo e dos herdeiros dos membros falecidos.

Essa decisão marca um capítulo significativo na história da banda, destacando a importância do respeito ao legado e à memória dos artistas que contribuíram para a formação do RPM.

Foto: Divulgação

Resumo:

A decisão judicial foi baseada no argumento de Paulo Ricardo de que a formação atual, com novos membros, é uma "banda cover" e poderia confundir os fãs, desvalorizando a marca RPM.
Assine a nossa Newsletter

sobre

Música
Copyright &
Tecnologia

© 2024 - Música, Copyright e Tecnologia. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter