O Spotify divulgou que os streams globais de música de anime em sua plataforma aumentaram 395% desde 2021. Além disso, os usuários criaram 6,7 milhões de playlists de anime.
De acordo com o Music Business Worldwide, a popularidade crescente desse gênero levou o Spotify a anunciar uma parceria com a Crunchyroll, plataforma de streaming de anime. Juntas, elas vão trazer playlists personalizadas para o hub de Anime do Spotify, que agora também contará com uma prateleira dedicada ao conteúdo da Crunchyroll.
Essa colaboração fortalece a conexão entre anime e música, com a Crunchyroll ampliando sua presença na indústria musical. A empresa, comprada pela Sony em 2021, já tinha se unido à Sony Music Entertainment Japan para licenciar conteúdo musical fora do Japão. Agora, a Crunchyroll lança o podcast “Crunchyroll Presents: The Anime Effect,” com convidados como o rapper Denzel Curry e a estrela do J-Pop LiSA, que discutem as últimas notícias do universo anime.
O chefe de música do Spotify no Japão, Kyota Onishi, destacou a importância do hub de Anime na plataforma, dizendo que ele se tornará indispensável para a cultura anime. A receita do anime fora do Japão cresceu 111,1% em 2022, refletindo a expansão global do gênero, que também está impactando o mercado de música em japonês, segundo a Luminate.
Esses movimentos indicam que a música de anime está se consolidando como uma força relevante na indústria musical global, impulsionada pela crescente demanda e novas parcerias estratégicas.
Foto; Postmodern Studio/Shutterstock