Hotel é condenado a pagar direitos autorais ao Ecad por uso de músicas na Pandemia

Juiz rejeitou os argumentos da defesa do hotel, que alegava dificuldades financeiras causadas pela pandemia, afirmando que não foi comprovada uma redução significativa no faturamento ou inatividade.

O Beach World Park Hotel, localizado em São José do Rio Preto (SP), foi condenado a pagar R$27.272,15 em direitos autorais ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A decisão, proferida na última segunda-feira (13/1) pela 8ª Vara Cível da cidade, envolve o uso de músicas em seus espaços entre junho de 2021 e junho de 2024.

De acordo com o JOTA, a defesa do hotel argumentou dificuldades financeiras causadas pela pandemia da Covid-19, mas o juiz Túlio Marcos Faustino Dias Brandão não aceitou o argumento. Segundo a sentença, o hotel não conseguiu comprovar redução significativa de faturamento ou inatividade durante o período citado.

O magistrado reforçou que o uso de obras artísticas em locais de frequência coletiva exige pagamento de direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98. O valor final da dívida será calculado com base no uso de televisores nos quartos, seguindo precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A decisão está em linha com o entendimento do STJ, que já havia definido que equipamentos como televisores em hotéis permitem a cobrança de direitos autorais, mesmo quando há assinatura de serviços de TV paga.

O Beach World Park Hotel ainda pode recorrer da decisão. O Ecad informou que, durante o pico da pandemia, suspendeu cobranças para estabelecimentos fechados, mas a ação refere-se a um período posterior, quando o hotel já estava em funcionamento.  Até o momento, o hotel não se manifestou sobre o caso.

Foto; Pexels

Resumo:

Juiz rejeitou os argumentos da defesa do hotel, que alegava dificuldades financeiras causadas pela pandemia, afirmando que não foi comprovada uma redução significativa no faturamento ou inatividade.

Veja mais matérias

Assine a nossa Newsletter

© 2024 - Música, Copyright e Tecnologia. Todos os direitos reservados.