Compositor Brasileiro Processa Adele por Plágio e Pede R$1 Milhão de Indenização

O caso foi protocolado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e envolve também as gravadoras Sony e Universal.

O compositor brasileiro Toninho Geraes moveu um processo contra a cantora britânica Adele, alegando plágio em sua música “Million Years Ago”. Geraes afirma que a melodia dessa faixa é idêntica à de “Mulheres”, popularizada por Martinho da Vila. Ele está buscando uma indenização de R$1 milhão, correspondente aos lucros que Adele obteve com a canção, presente no álbum “25”, lançado há nove anos.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o advogado de Geraes, Fredímio Trotta, explicou que tentou um acordo extrajudicial sem sucesso antes de tomar a decisão de entrar com o processo. Ele argumenta que as gravadoras envolvidas no caso também devem ser responsabilizadas, já que lucraram com o suposto plágio.

Segundo Trotta, o processo foi protocolado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em fevereiro e aguarda tramitação entre diferentes varas. Ele destacou a urgência devido à idade avançada de seu cliente, de 62 anos. Trotta afirmou ter escolhido o Brasil como local para o processo devido às dificuldades financeiras de Geraes em arcar com custos judiciais no exterior.

Até o momento, a defesa de Adele e seu produtor não se pronunciaram sobre o caso. As gravadoras Sony e Universal, contactadas pela reportagem, preferiram não comentar a situação até a publicação desta matéria.

Foto; divulgação

Resumo:

O caso foi protocolado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e envolve também as gravadoras Sony e Universal.
Assine a nossa Newsletter

sobre

Música
Copyright &
Tecnologia

© 2024 - Música, Copyright e Tecnologia. Todos os direitos reservados.

Assine nossa Newsletter