A polícia brasileira, por meio da unidade de crimes cibernéticos do Ministério Público de São Paulo, Cyber Gaeco, lançou uma operação de interrupção em larga escala, visando o JustAnotherPanel, um serviço global que oferece transmissões falsas usadas em fraudes de streaming. O JustAnotherPanel fornece infraestrutura técnica para uma grande rede de sites de revenda que oferecem transmissões falsas em plataformas de streaming digital, bem como outras interações não autênticas, como curtidas e seguidores falsos.
Após ação coordenada apoiada pela IFPI e pela Pro-Música Brasil, o Ministério Público obteve uma ordem judicial exigindo o bloqueio do JustAnotherPanel, bem como de sua infraestrutura comercial, em todo o Brasil. A ordem está em implementação e pelo menos 43 serviços locais ilegais foram interrompidos e mais de 1.131 revendedores estrangeiros foram impactados. Além disso, a ação descobriu o extenso sistema de botnet que fazia parte da infraestrutura do JustAnotherPanel para disseminar comportamento inautêntico online.
Ao fornecer transmissões falsas de música, o JustAnotherPanel enganou os fãs e, por fim, desviou receita de artistas e criadores musicais. Tal atividade foi considerada crime, incluindo violação das leis de proteção ao consumidor.
A ação movida no Brasil contra o JustAnotherPanel marca mais um momento importante nos esforços do país para proteger artistas e detentores de direitos autorais de pessoas mal-intencionadas que exploram o ecossistema musical em geral, ao mesmo tempo em que ajuda a garantir que os fãs desfrutem de uma experiência musical online autêntica. Esta é a maior ação já realizada e terá um impacto enorme no cenário de fraudes em streaming.
Veja na íntegra: https://www.ifpi.org/brazilian-authorities-launch-largest-ever-disruption-operation-against-major-streaming-fraud-platform-justanotherpanel/