A ausência do cantor brasileiro Milton Nascimento na cerimônia principal do Grammy 2025 gerou discussões após a cantora Esperanza Spalding, sua parceira de indicação na categoria Melhor Álbum de Jazz Vocal, questionar publicamente o posicionamento do artista no evento.
De acordo com o Omelete.com, a equipe de Nascimento confirmou a informação, explicando que, apesar de não ter sido barrado, o músico foi colocado nas arquibancadas, e não nas mesas principais, onde estavam os demais indicados.
Em um comunicado divulgado no Instagram, a equipe de Milton destacou que a Academia do Grammy destinou à lenda brasileira um assento distante do palco, sem considerar sua idade avançada, dificuldades de locomoção e sua imensa contribuição para a música mundial. Ainda segundo a nota, quando questionados, os organizadores justificaram que apenas os artistas que “eles queriam no vídeo” ficariam nas mesas principais.
Diante do ocorrido, a equipe optou por não levar Milton Nascimento à cerimônia principal, ressaltando o respeito e a admiração que o artista merece. A postagem encerrou com uma mensagem de gratidão ao apoio recebido e um tributo ao legado do cantor: “O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento”.
Foto: Reprodução / Instagram / @esperanzaspalding