ARTISTAS E CRIADORES ASSINAM MANIFESTO PARAR ALERTAR SOBRE O USO NÃO LICENCIADO DE OBRAS POR IA

Milhares de artistas e profissionais da indústria criativa assinaram uma declaração que alerta para os riscos do uso não licenciado de suas obras por empresas de inteligência artificial. Mais de 13.000 pessoas, incluindo nomes de peso como Björn Ulvaeus (ABBA) e Thom Yorke (Radiohead), endossam o documento que destaca o impacto negativo da IA generativa sobre seus meios de subsistência. O texto exige que as empresas de IA obtenham consentimento para usar trabalhos criativos em seus modelos de treinamento.

De acordo com o MusicAlly, entre os signatários, além de músicos, estão escritores, atores, desenvolvedores e organizações de várias áreas criativas. Ed Newton-Rex, ex-chefe de áudio da Stability AI e agora criador da Fairly Trained, afirmou que muitas empresas gastam milhões em desenvolvimento, mas esperam que os dados de treinamento sejam gratuitos, colocando os profissionais criativos em desvantagem.

A declaração também destaca que não apenas as empresas de IA devem buscar consentimento, mas também as detentoras de direitos. O Conselho de Criadores de Música do Reino Unido reforçou que os músicos devem ser compensados adequadamente quando suas obras forem utilizadas em treinamentos de IA.

A pressão por regulamentação cresce, e os signatários esperam que suas preocupações sejam levadas a sério, enquanto a indústria tecnológica avança em ritmo acelerado.

Foto; reprodução