Matéria de BBC News

Fãs apontaram que três músicas de um álbum póstumo de Michael Jackson tinham vocais diferentes do cantor. Gravadora decidiu removê-las das plataformas de streaming.

Nesta semana, três músicas de Michael Jackson foram removidas dos serviços de streaming, após sérias alegações de que os vocais não seriam do cantor.

Conforme noticiado pela BBC.com, desde o lançamento, em 2010, do álbum póstumo de Michael Jakson com outtakes e inéditas, fãs do mundo todo vêm reclamando que os vocais em três faixas soam diferentes do Rei do Pop.

As reclamações e rumores sobre a veracidade dos vocais tomaram uma proporção maior quando uma fã, Vera Serova, entrou com uma ação coletiva em 2014, alegando que os produtores do álbum Edward Cascio e James Porte, a gravadora Sony Music, e o espólio de Michael Jackson, haviam vendido aos fãs um produto deturpado. Paralelamente, os produtores também foram acusados de realizar uma “fraude artística” quando venderam suas faixas para o espólio de Jackson por milhões de dólares.

Durante o julgamento, o espólio de Jackson e a Sony negaram as alegações, e um tribunal de apelações acabou os removendo do processo, deixando apenas os produtores.

“Como [o espólio e gravadora] não tinham conhecimento real da identidade do vocalista nas faixas “Breaking News”, “Monster” e “Keep Your Head Up”, eles só puderam tirar uma conclusão sobre essa questão a partir de sua própria pesquisa e das evidências disponíveis”, explicaram os documentos do tribunal. Então, os juízes concluíram que quaisquer reivindicações feitas “equivaliam a uma declaração de opinião e não de fato”.

A ação de Serova contra os produtores continua em andamento. Mas agora, a fã quer incluir novamente a Sony. Curiosamente, as três faixas do álbum indicadas no processo foram removidas recentemente das principais plataformas de streaming.

Em um comunicado, a Sony informou que a remoção das músicas “não tem nada a ver com sua autenticidade”, mas sim “a maneira mais simples e melhor de ir além da conversa associada a essas faixas de uma vez por todas”.

Eles continuaram: “O foco permanece onde pertence – nos empolgantes projetos novos que celebram o legado de Michael Jackson”, incluindo o musical da Broadway MJ e um filme biográfico sem data de lançamento.

Até o momento, nenhuma das partes conseguiu identificar se, de fato, os vocais são de MJ ou não. Aguardaremos os próximos capítulos.

 

Foto: Guetty Images

 

 

Tags:

Leia na origem

©2024 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?