Novo modelo de remuneração com base na audiência vai beneficiar mais de 100 mil artistas independentes no SoundCloud.

Novo modelo de remuneração com base na audiência vai beneficiar mais de 100 mil artistas independentes no SoundCloud.
Music Week keeps you up to date on the latest digital music news from streaming to piracy to YouTube.
Depois de 30 anos como diretor musical da Globo, Mariozinho Rocha acaba de assumir direção artística da Associação Brasileira...
In the battle for supremacy in the music streaming biz, Pandora is very much the grizzled veteran. Since the...
Tom Zé e Wisnik devem ser indenizados por uso de música sem permissão, em vídeo publicado por deputada federal...
A Pandora assinou uma parceria exclusiva com A Million Ads. Acordo pode dar aos comerciantes duas novas ferramentas para...
Marcelo Fróes, produtor responsável pela reedição no Brasil do livro escrito pelo "quinto beatle", George Martin, fala com Giles...
O fundador do Nuban quer que Anitta use sua experiência de mercado e marketing para ajudar no crescimento e...
Agora o Emmy Awards terá uma categoria que premiará a “Supervisão Musical”.
©2022 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.
Recentemente, publicamos por aqui uma matéria para explicar os benefícios e o impacto do modelo de pagamento em serviços de streaming centrado no consumidor. Pois bem, o Soudcloud acabou de anunciar que passará a adotar o modelo para beneficiar mais de 100.000 artistas independentes que monetizam diretamente na plataforma.
De acordo com o Music Week, com a mudança no modelo de pagamentos à artistas na plataforma, a receita vinda de assinatura ou publicidade de cada usuário do SoundCloud será repassada para os artistas que eles realmente ouvem. Diferentemente do modelo atual onde a maior parte de todo o dinheiro arrecadado dos assinantes é agrupado e, em seguida, repassado de acordo com os plays de cada artista.
Mas nem tudo são flores, pois o anúncio informou que apenas artistas independentes e emergentes na plataforma serão beneficiados, uma vez que suas licenças com as majors e Merlin permanecerão inalteradas.
Mesmo assim, para o CEO do Souncloud, Michael Weissman, este já é considerado um passo ousado para o mercado:
“Muitos na indústria desejam isso há anos”, disse ele. “Estamos entusiasmados por sermos os únicos a trazer isso ao mercado para melhor apoiar os artistas independentes. O SoundCloud está posicionado de forma única para oferecer este novo modelo transformador devido à poderosa conexão entre artistas e fãs que ocorre em nossa plataforma.
Ao todo serão beneficiados quase 100.000 artistas independentes que monetizam diretamente no SoundCloud por meio do SoundCloud Premier, Repost by SoundCloud ou Repost Select a partir de 1º de abril de 2021.
A plataforma também criou uma campanha para explicar melhor os detalhes sobre o novo modelo de pagamentos e orientar os artistas independentes e parceiros.
Foto: reprodução
Tags: artistas independentes Direito Autoral Soundcloud viver de música