“Você não está do nosso lado!”, disse Anitta ao deputado Felipe Carreras durante transmissão ao vivo, após ouvir apelo de compositores sobre a emenda em Medida Provisória que isenta eventos de pagar direitos autorais.

“Você não está do nosso lado!”, disse Anitta ao deputado Felipe Carreras durante transmissão ao vivo, após ouvir apelo de compositores sobre a emenda em Medida Provisória que isenta eventos de pagar direitos autorais.
Análise do site MBW mostra que o Kobalt Music Group registrou receita anual de US $ 260 milhões, um...
Tribunal Sueco determinou que através de uma liminar, provedores de serviços de internet devem bloquear sites de pirataria.
Mercado de música gravada surpreende e cresce no Japão, música digital é destaque, porém vendas físicas caem. Veja análise...
Em relatório, RAJAR mostra que BBC Radio 1 enfrenta o impacto dos serviços de streaming, como o Spotify.
Com a ajuda da tecnologia do Shazam, agora Apple Music está identificando criadores originais de musicas remixadas para pagar...
A Apple Music for Artists chegou para concorrer com a plataforma do Spotify, Spotify for Artists. Mas será que...
As principais gavadoras que possuem acordos com o Spotify estão exigindo preferência de suas músicas e artistas em playlists...
Ludmilla foi indicada em uma das maiores premiações que prestigia talentos negros na música e entretenimento.
©2022 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.
Aconteceu ontem (5) no Instagram da cantora Anitta, uma live com o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) a fim de esclarecer a Medida Provisória 948/202, que envolve uma emenda para isentar o pagamento de direitos autorais em eventos.
A live aconteceu a pedido da própria cantora, que ao longo desta terça-feira recebeu vários apelos de compositores preocupados com a medida que, se aprovada, passa a cobrar dos próprios autores os direitos autorais em eventos.
O assunto também ganhou grande proporção na internet por causa da circulação de um vídeo em denúncia à emenda e os reais interesses para que sua aprovação aconteça.
Segundo matéria da UBC (União Brasileira dos Compositores), a artista pediu ao deputado a retirada da emenda, explicou detalhes sobre o sistema de gestão coletiva de direitos autorais e afirmou que a inclusão do texto em um pacote que se refere à epidemia do covid-19 é uma ação de “má-fé”, já que se aprovada às pressas, os titulares de direitos autorais serão prejudicados.
Em resposta, o deputado afirmou que a medida poderia ser uma proposta de má-fé apenas se a votação acontecesse nesta semana: “[…] Mas temos 120 dias para votar, até o final de julho. Foi um compromisso pactuado para retirar o tema da MP 907”, afirmou Carreras. “Eu posso fazer uma autocrítica e reconhecer que a emenda pode dar uma leitura dúbia”, completou.
Não satisfeita com os posicionamentos do deputado, a artista foi incisiva: “Vocês estão ferindo a Constituição: o artista tem o direito constitucional de decidir como a obra dele vai ser usada, como vai cobrar por ela. Seus direitos autorais estão protegidos pela lei. Essa inclusão é de um oportunismo sem limites.”
Mesmo com os argumentos incoerentes com o que, de fato, está na emenda, o deputado ainda alegou que está defendendo os interesses dos titulares ao propor uma “distribuição de lucros e prejuízos” no caso dos eventos e shows, tirando do âmbito da receita bruta o critério de cobrança da execução pública. Anitta finalizou a transmissão com a frase: “Você não está do nosso lado”.
Assista a live na íntegra AQUI
Entendendo a MP 948:
– A MP 948/2020 prevê medidas para cancelamentos de reservas turísticas e de eventos no contexto da epidemia de Covid-19.
– No dia 05/05 foi inclusa uma emenda com novas regras que incluem a isenção de pagamentos de direitos de execução pública por produtores de eventos.
– A emenda é considerada um jabuti, termo usado no legislativo para tratar de emendas que são incluídas nas pautas para atender interesses pessoais.
– A MP é apresentada pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE), ligado à Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape).
– Se a proposta for aprovada, sociedades em dívida com a União no Cadin (Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados) não poderão mais cobrar direitos autorais.
– O Ecad será proibido de usar o critério de percentual sobre bilheteria para calcular o valor devido pelos produtores de eventos e shows.
– A partir da aprovação, os próprios intérpretes ficam responsáveis pelo pagamento de execução, por meio de uma retenção de 5% de seus cachês.
Foto: reprodução
Tags: Anitta Direito Autoral Felipe Carreras MP948/2020