PARADA DE ÁLBUNS NA ESPANHA É INTERROMPIDA DEVIDO AO IMPACTO DO CORONAVÍRUS

A Parada de álbuns da Espanha está paralisada devido ao impacto do coronavírus. A previsão é de que o prejuízo chegue a 40 milhões de euros.

A Promusica Espanha anunciou na semana passada que interrompeu a publicação da lista semanal de álbuns mais vendidos no país. De acordo com o Popline, a decisão foi tomada após o fechamento de lojas físicas por conta da pandemia do coronavírus.

É a primeira vez na história em que a parada de músicas mais vendidas é interrompida na Espanha. Além da contagem de álbuns, também foram suspendidas as paradas de outros formatos físicos como DVDs musicais e compilações.

Uma vez que a venda de discos não faz parte de produtos de primeira necessidade para subsistência, as entregas físicas (correios) foram suspendidas. A previsão é de que o prejuízo chegue a 40 milhões de euros, quase metade do faturamento anual do setor físico em 2019.

Segundo o portal, tanto a Promusicae e quanto a AGEDI estão com planos para quando a pandemia acabar, mesclar a contabilidade dos charts de álbuns físicos (CDs e vinil), downloads e streamings para alcançar um gráfico único que reflita o consumo de música em sua totalidade.

Atualmente, a entidade está considerando apenas os melhores albuns consumidos via streaming para avaliar o comportamento do mercado musical.

Sendo assim, a tabela que servirá como referência do comportamento do mercado musical espanhol será os 100 melhores álbuns via streaming.

 

Foto: J Balvin, um dos álbuns na EspanhaAlexandra Gavillet/Billboard

Resumo:

A Parada de álbuns da Espanha está paralisada devido ao impacto do coronavírus. A previsão é de que o prejuízo chegue a 40 milhões de euros.

Últimas do blog

Veja mais matérias

sobre

Música, Copyright
& Tecnologia

© 2024 - Música, Copyright e Tecnologia. Todos os direitos reservados.