Música, Copyright e Tecnologia lança a 3ª Edição do curso sobre Direitos Autorais com o dobro do programa original: agora são 24 encontros e 72 horas/aula.

O Música, Copyright e Tecnologia chega à terceira edição com novos professores e o dobro da carga horária da primeira edição. Com coordenação de Guta Braga, o curso terá início em agosto de 2021 com mais de 25 especialistas em Direito Autoral, abordando setores da Música, Audiovisual, Artes Visuais, Publicidade, Games e outros temas. O total será de 72 horas/aula.

FAÇA SUA MATRÍCULA AQUI

 

O curso inclui webinários gravados e encontros ao vivo às segundas-feiras e quartas-feiras das 18h30 às 21h30. Todas as aulas são gravadas e ficam disponíveis na Hotmart por 60 dias após 27/10.

A certificação é do Instituto Gênesis da PUC-Rio. O aluno deverá acessar 75% das aulas na plataforma. Não é obrigatório acompanhar os encontros ao vivo, porém recomendamos a interação com os demais participantes e professores.

Temas: Gestão de Direitos na Música e a conexão com Audiovisual e Games, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual

O curso reúne os principais especialistas em Direito, Entretenimento e Tecnologia no Brasil. São advogados, executivos, pesquisadores, artistas e produtores musicais para dar conta de todos esses temas.

A gestão de direitos autorais é um dos maiores desafios no campo do entretenimento. Modelos de contratos de propriedade intelectual, contratos com gravadoras, licenciamento, cessão e distribuição, remuneração, royalty share, percentual sobre o líquido, execução pública, sample na música, clearance no entretenimento, direito autoral na publicidade, sincronização no audiovisual e nos games, inteligência artificial, a variedade de temas e aplicações é imensa.

Há 9 anos o MCT lançou sua plataforma de comunicação e oportunidades e colabora para esclarecer, indicar tendências e caminhos na Música e em suas conexões.

Confira o programa do curso:

  • Introdução ao Direito Autoral

  • Histórico sobre execução pública no Brasil desde a criação

  • Contratos de Propriedade Intelectual

  • Contratos com gravadoras, contratos de licenciamento, cessão e distribuição, remuneração, royalty share x percentual sobre o líquido

  • Gestão de Direitos e Execução Pública: ECAD e Sociedades Coletivas

  • Direitos Autorais e o sample na música

  • Clearance na música e no entretenimento: estudo de casos

  • Direito Autoral na Publicidade

  • Direitos de Sincronização no Audiovisual

  • Reflexões sobre o Direito Autoral

  • Música e Games: a Evolução do Live Streaming

  • Inteligência Artificial e Direitos Autorais: desafios de uma nova era

  • Uma visão geral sobre a gestão coletiva no mundo

  • Backoffice: Direitos no Ambiente Digital

Corpo Docente

O corpo docente é composto por mais de 20 especialistas em direito, gestão, contratos, entre eles advogados, executivos do entretenimento, produtores musicais e artistas, além de pesquisadores do campo da Comunicação. Todos atuam na indústria da música, audiovisual, games, na propriedade intelectual e no entretenimento, oferecendo um conhecimento acadêmico e aplicações práticas no mercado.

Professores: Adriana Ramos, Allan Rocha de Souza, Attilio Gorini, Claudio Lins de Vasconcelos, Daniel Pitanga, DJ NatoPK, Dirceu Santa Rosa, Elisa Eisenlohr, Fernanda Guttman, Flávia Cesar, Glória Braga, Guilherme Coutinho Guta Braga, Gustavo Gonzalez, José Carlos Costa Netto, Letícia Provedel, Luca Schirru, Lucas Zew, Luciana Brito, Luiz Felipe Soares, Marcel Godoy, Marcelo Goyannes, Marcelo Mazzola, Marcos Wachowicz, Marisa Gandelman, Paula Novo, Priscilla Crespo, Raquel Lemos, Roberto Melo, Tiago Barbosa, entre outros.

Idealização e Coordenação Geral: Guta Braga

Formada em Comunicação Social e Direito, Pós-graduada em Marketing. Atua há mais de 20 anos no mercado da música. Atualmente presta consultoria para as empresas Backoffice, MusixMatch e Laboratório Fantasma, além de colaborar com artistas sobre diferentes assuntos na área autoral. Criou, em 2012, grupo no Facebook, MÚSICA COPYRIGHT E TECNOLOGIA, com informações sobre o mercado. Co-criadora do podcast FastForward, também focado em assuntos do mercado da música.

Metodologia

Aulas e webinários online pelo Zoom, com acesso às gravações das aulas na plataforma Hotmart, pelo prazo de duração do curso e mais 60 dias de acesso após a conclusão. Ao final, haverá a aplicação de teste de conhecimentos no formato “QUIZ” sobre o conteúdo apresentado. Indicação de referências bibliográficas e links.

Objetivos de Aprendizagem

Oferecer conhecimento teórico e prático sobre o Direito Autoral na Música e suas aplicações no audiovisual, publicidade, games e outras áreas. Permitir aos alunos ter acesso à visão estratégica que permita conhecer novos negócios e aplicações. Apresentação de aspectos históricos, aspectos legais e casos reais.

Público-alvo

Advogados, estudantes de Direito, administradores, profissionais da indústria da música, audiovisual, games, profissionais e pesquisadores da comunicação e do entretenimento em geral;

Músicos, compositores, empresários, produtores musicais, produtores artísticos, e outros profissionais que atuam ou desejam atuar no mercado fonográfico e na indústria da música.

Apoio institucional

O curso tem o apoio institucional da Abramus, a Associação Brasileira de Música e Artes. Com mais de 70 mil titulares, é a única das associações vinculadas ao Ecad que trabalha, além da Música, com os segmentos de Artes Cênicas e Artes Visuais.

Coordenação Executiva: Leo Feijó

Leo Feijó é jornalista e coordenador do programa Música & Negócios desde 2012. Foi subsecretário na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, onde desenvolveu programas como o Plano de Resgate da Música Ao Vivo, Os Sons do Rio e o Prêmio Música RJ. Criou palcos e festivais no Rio de Janeiro. Já produziu mais de 2 mil shows. Participou de congressos, seminários e feiras internacionais como Womex (Hungria), SxSW (EUA), ArtLab (Dinamarca), DICE – British Council (Inglaterra), Rio Creative Conference (Rio2C) e SIM São Paulo (Semana Internacional da Música).

Certificado
O certificado será emitido pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio. É exigido o acesso a pelo menos 75% do conteúdo disponível (ao vivo ou gravações). Não é obrigatória a presença nas aulas ao vivo, porém recomendamos a participação para interação com professores e demais alunos.

 

Realização:

Música, Copyright e Tecnologia (MCT)

Instituto Gênesis da PUC-Rio

Música & Negócios

 

Parceiros:

Abramus

Sivac

 

Música, Copyright e Tecnologia

www.mct.mus.br

 

Escola Música & Negócios

www.musicaenegocios.com

 

Instituto Gênesis da PUC-Rio

http://www.genesis.puc-rio.br/

 

Leia na origem

©2021 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?