Com lançamento de um novo site e uma campanha de mídia social, a Deezer está defendendo um sistema de pagamento de direitos centrado no usuário (UCPS) que remunera artistas de forma mais justa do que o modelo atual utilizado pelo mercado.
DEEZER INICIA CAMPANHA PARA REMUNERAR ARTISTAS DE FORMA MAIS JUSTA
-
ENTENDA O PLANO DOS FÃS DE JULIETTE PARA COLOCÁ-LA EM PRIMEIRO LUGAR NO ITUNES
Patricia Araújo, , Blog,Música
Quem tem fã tem tudo? Saiba como fãs da cantora Juliette conseguiram colocá-la no primeiro lugar em vários países...
-
Estudo diz que streaming vai arrecadar mais do que bilheterias de cinema em 2019
Patricia Araújo, , DESTAQUES,Música
Pesquisa confirma que as plataformas de streaming como Netflix e Amazon irão bater a arrecadação das bilheterias de cinema....
-
SBT lança seu streaming de música
Patricia Araújo, , DESTAQUES,Música,Tecnologia
Com parceria do Superplayer e Wavy, SBT lança sua nova plataforma de streaming, o SBT Hits.
-
‘Nightmare Boss’ Jay Z Fires Tidal’s Third CEO In 2 Years…
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
Tidal afirma saída de mais um CEO enquanto números de assinantes continuam a cair.
-
Modelo de pagamento centrado no consumidor em serviços de streaming pode beneficiar artistas e usuários
Patricia Araújo, , Música
Análise publicada pelo Centre National de la Musique (CNM) mostra como uma mudança no modelo de pagamento dos serviços...
-
Grupo cria banco de dados com instrumentos após roubo de violonista
Patricia Araújo, , DESTAQUES,Música
O roubo de vários violões do premiado Alessandro Penezzi, mobilizou um grupo de músicos a criar um banco de...
-
Spotify, Deezer e outras empresas apelam a governo contra Apple e Google
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
Spotify, Deezer e outras empresas de tecnologia enviaram carta a Comissão Europeia em protesto aos gigantes Apple e Google...
-
WHAT’S NEXT FOR MUSIC-STREAMING SERVICES? (#MIDEM)
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
Painel no Midem fala muito mais do que o crescimento do streaming e discute o que é necessário para...
Posts recentes
- The Mechanical Licensing Collective (MLC) distribuiu Mais de US$2 Bilhões em Royalties para Compositores e Editores de Música desde a sua criação
- Deezer Recebe Reconhecimento Internacional como uma das Empresas Mais Inovadoras do Mundo da Música
- Spotify lança cursos em vídeo como aposta para reter público de podcasts
- HOMEM É PRESO NA DINAMARCA POR INFLAR ARTIFICIALMENTE NÚMERO DE STREAMS EM MAIS DE 600 FAIXAS
- IFPI: Receita da Indústria Musical Atinge Novo Pico alcançando US$28,6 bilhões em 2023
A Deezer quer remunerar os artistas de forma mais justa. Para isso, foi iniciada uma campanha para incentivar o sistema de pagamentos de royalties centrado no usuário (UCPS, sigla em inglês), que remunera artistas conforme o número de plays por usuário.
Segundo o Music Week, a partir de 2020, a Deezer adotará um modelo piloto que se baseia conforme a música que cada usuário ouve, deixando para trás o modelo que atualmente está em vigor, onde a remuneração é feita com base na porcentagem de participação geral de músicas reproduzidas.
O chefe de conteúdo e estratégia da Deezer, Alexander Holland, disse em uma coletiva de imprensa que este modelo deveria ser adotado por todos os players: “Acho que é uma maneira melhor e que todo mundo deveria adotá-la. Mas não me reservo para dizer a outras empresas de streaming o que elas devem ou não fazer.”
Segundo o CEO Amexis De Gemini, atualmente o sistema de pagamentos adotado pela indústria de streaming é desproporcional, pois gera mais receitas para artistas de gêneros mais populares entre os jovens. Enquanto isso, os artistas de nichos menores ficam para trás.
“Apenas na França, o UCPS fará com que os principais artistas de streaming gerem, talvez, 10% menos receita. E, por outro lado, aqueles que estão gerando receitas muito fracas, talvez, 30% a mais. Acreditamos que o reajuste seja pequeno, mas pode ajudar muitos artistas que hoje não estão recebendo nenhum centavo do negócio de streaming”, disse De Gemini.
“No momento, o que acontecer no próximo ano será 30% maior que este ano em termos de receita”, afirmou ele. “Então, mesmo que [um artista] esteja perdendo 10% de sua receita, no próximo ano ele ganhará ainda 25% a mais, ou seja, ganhará mais dinheiro. Se fizermos isso quando o mercado estiver vazio, os artistas ficarão bravos e não mudaremos mais. Portanto, temos essa janela de oportunidade”, continuou o CEO.
Holland sugeriu que o UCPS poderia ajudar a criar uma conexão mais próxima entre artistas e fãs, além de evitar fraudes pelo uso de bots:
“Se você usa o Deezer com freqüência e sabe que todo o dinheiro que você gasta vai para os artistas que você ama, acho que isso lhe dá uma sensação muito melhor”, disse.
O serviço de streaming iniciou uma campanha para divulgar o modelo de remuneração, incluindo um site com informações sobre como o UCPS pode beneficiar os artistas. Nas mídias sociais, os usuários poderão usar a hashtag #MakeStreamingFair para espalhar a ideia. Além disso, está liberada para assinantes premium do serviço, uma ferramenta que possibilita o usuário visualizar e compartilhar os valores que eles geram para seus artistas favoritos.
Foto: Reprodução
Tags: compositor Deezer Direito Autoral Music Business Produção Musical