Governo japonês está analisando regulamentar a prática de cosplay para repassar direitos às empresas e criadores de personagens.

Governo japonês está analisando regulamentar a prática de cosplay para repassar direitos às empresas e criadores de personagens.
“Make the Internet Fair” é um petição que exige das autoridades a correção do “value gap”.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (20) que a atriz Regina Duarte está deixando o cargo de Secretária...
Já ouviu falar no FitDance? O que começou com vídeos de dança no Youtube, hoje influencia até na composição...
Após a divulgação de seu Balanço Patrimonial apresentando queda nas receitas, dois executivos deixam a SoundClound.
Anúncio de vaga emprego indica que a Amazon está planejando marcar presença em festivais de música.
Parceria entre Spotify e Warner trará podcasts com narrativas dos clássicos da DC Comics como Superman, Coringa e Mulher...
A cantora Anitta está fazendo tanto sucesso que agora virou um case de marketing. Quais seriam afinal, as estratégias...
Conferência organizada pela CISAC no Chile discute o direito dos autores.
©2021 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.
Recentemente, o jornal japonês The Nikkan Sports publicou uma notícia sobre o interesse do governo do Japão taxar cosplayers sob a lei de direito autoral.
Isso porque no país, diversos cosplayers ganham dinheiro, se tornam influencers e cobram cachês para participar de eventos vestidos de personagens de animes. Assim, o governo está considerando regulamentar a atividade para que um repasse seja feito às empresas que são proprietárias das personagens.
Segundo o LegiãodeHeróis.com, a taxação seria aplicada apenas para quem ganha dinheiro fazendo cosplay, e até o momento o governo japonês está analisando o caso e estudando se a prática pode violar a lei de direitos autorais pela reprodução de conteúdo, ou se é cabível na lei de direitos de adaptação, algo que já é discutido há algum tempo entre o universo dos cosplayers.
O líder do “Partido de Proteção à Liberdade de Expressão”, Tarō Yamada, afirmou que está estudando uma maneira de manter as leis de direitos autorais japonesas de acordo com a ‘era do conteúdo gerado por usuários’, sendo possível chegar a uma decisão que possa beneficiar justamente os detentores dos direitos dos animes, bem como os cosplayers.
Imagem: A cosplayer Enako, em conversa o ministro Nobuharu Inoue.
Tags: Anime Cosplay Direito Autoral Japão