Já ouviu falar nas playlists do tipo “4 horas de músicas para relaxar” ou ” músicas pra dormir”? Aquelas playlists com sons da natureza que podem acalmar ou manter o ouvinte focado podem ser bem lucrativas para as gravadoras.
Artistas falsos: gravadoras usam prática para ganhar mais
-
Entenda porque marcas estão criando seus próprios hits virais no TikTok
Patricia Araújo, , Música
McDonald's, Pizza Hut e Trident estão entre as marcas que adotaram a estratégia para viralizar e conquistar fãs no...
-
BEATSTAR: CONHEÇA O GAME QUE PAGOU US$16 MILHÕES EM DIREITOS NO SEU PRIMEIRO ANO DE LANÇAMENTO
Patricia Araújo, , Música
Beatstar, um jogo para celular semelhante ao Guitar Hero disse que compartilhou US$16 milhões de sua receita com gravadoras...
-
Vem aí o Spotify for Podcasters Summit
Patricia Araújo, , +LIDAS,Cursos e Eventos,DESTAQUES,Música
O Spotify está promovendo um evento com palestras e workshops sobre podcasts. Saiba como participar.
-
Bela Gil perde processo que moveu contra marca de tapiocas por uso indevido de nome
Patricia Araújo, , Música
A apresentadora Bela Gil perdeu um processo que movia contra uma marca de tapiocas por uso indevido de nome....
-
Artistas desistem de participar em disco de Sérgio Reis após áudios sobre atos violentos
Patricia Araújo, , Música
Maria Rita e Guilherme Arantes anunciaram que não vão mais participar de novo álbum de Sérgio Reis. Audios vazados...
-
ORGANIZADORES DO ROCK IN RIO CRIAM NOVO FESTIVAL DE MÚSICA EM SÃO PAULO
Patricia Araújo, , Música
Com previsão para 2023, o festival de música ‘The Town’ está sendo organizado com as mesmas estruturas do Rock...
-
Led Zeppelin ganha ação por direito autoral em ‘Stairway to Heaven’
Patricia Araújo, , Música
Um dos casos mais longos de disputa por Direito Autoral chega ao fim, após Suprema Corte dos EUA recusar...
-
Spotify for Artists Lança Hub Global para Potencializar Carreiras Musicais
Patricia Araújo, , Música
O Spotify for Artists agora funciona como um hub global, que oferece uma série de recursos e ferramentas para...
Posts recentes
- Esquema de roubo de composições abala mercado sertanejo
- Sony Music pede indenização de R$3 milhões por descumprimento contratual de organizadores REP Festival
- OPORTUNIDADES NA INDÚSTRIA DA MÚSICA
- Câmara dos EUA Aprova Projeto de Lei para Possível Banimento do TikTok
- JUSTIÇA NEGA TENTATIVA DE ANULAR PAGAMENTO A HERDEIROS NO CASO DE JOÃO GILBERTO
Já falamos por aqui sobre a descoberta de artistas falsos no serviço de streaming de músicas Spotify. Na época, o portal Music Business Worldwide explicou como ‘artistas falsos’ estariam sendo inseridos em playlists no Spotify. Na época, foram identificadas faixas de pequena duração criadas por robôs, ou os “fake artists” resultando em uma certa economia para o serviço de streaming. Agora a Rolling Stone mostrou como algumas gravadoras estão adotando prática parecida para ganhar ainda mais.
O especialista em playlists, Kieron Donoghue, identificou que a Sony Music lançou uma lista no Spotify e na Apple Music intitulada “Sleep & Mindfulness Thunderstorms”, através da marca Filtr da empresa. No Spotify essa playlists são temáticas, com músicas para relaxar, e contém mais de 990 faixas. São mais de 18 horas de músicas, com duração de um minutos cada para fazer o ouvinte ficar mais calmo, dormir ou ficar mais focado, ao som de quedas d’água, chuva e natureza.
Quase todas as faixas da playlist são creditadas a um artista chamado “Sleepy John”, que na verdade é David Tarrodi, um compositor contratado pela produtora Epidemic Sound. Uma olhada no perfil de John no Spotify mostra que suas dez maiores “faixas” (todas as gravações ou interpretações do som da chuva caindo) acumularam mais de quatro milhões de reproduções no serviço até o momento.
Quem descobriu a identidade do compositor foi o fundador de uma agência de marketing, Darren Hemmings. Para ele a Sony Music consegue faturar com essa prática porque os serviços de streaming costumam efetuar um pagamento para qualquer faixa, independentemente de sua duração, desde que o ouvinte a ouça por mais de 30 segundos. Assim, quanto mais tempo o ouvinte levar para atingir seu estado de humor (dormir, por exemplo), mais tempo passará ouvindo a playlist de músicas de um minuto, ou seja, maior lucro para a gravadora.
De acordo com o revista, os 50 artistas falsos mais ouvidos arrecadaram 2,85 bilhões de reproduções na plataforma, nos últimos dois anos. Com o marketing certo e playlists certas para impulsionar esse tipo de música, uma gravadora poderia faturar muito mais. O Spotify, a Sony Music e a Epidemic Sound recusaram-se a comentar sobre esta história para a Rolling Stone.
Estamos no Instagram! @mct.mus
Foto: Hayoung Jeon/EPA-EFE/REX/Shutterstock
Tags: Artistas Falsos Fake Artists Music Business Música pra dormir Playlist Sony Music Spotify Streaming