Matéria de O Globo

O clube busca um acordo que permita que as editoras continuem a cobrar direitos autorais de quem gravar o hino, mas não do próprio Corinthians.

O Corinthians está enfrentando uma batalha legal com duas editoras, a Musical Corisco e a Musiclave, em busca do direito de usar seu próprio hino. A disputa surgiu devido ao fato de o clube não ter registrado a canção “Campeão dos Campeões”, criada por Benedito Lauro D’Ávila em 1953.

Conforme relatou O Globo, o clube alega que, na época da criação da música, havia um acordo verbal com D’Ávila sobre a propriedade da mesma. Em janeiro deste ano, o Corinthians entrou com um processo para poder utilizar seu hino sem a obrigação de pagar a terceiros. As editoras, por sua vez, argumentam que a canção é apenas uma homenagem ao clube, negando qualquer vínculo de propriedade.

As editoras afirmam que existe um contrato de cessão de direitos autorais e que os herdeiros dos compositores recebem pagamentos de acordo com o combinado entre as partes. O Corinthians, por sua vez, alega que deseja apenas que o acordo verbal feito com D’Ávila seja cumprido, não buscando se apropriar da obra.

As editoras também contestam a falta de provas substanciais apresentadas pelo Corinthians para comprovar o acordo verbal. Segundo registros, o hino original do Corinthians remonta a 1930, mas só ganhou popularidade em 1952 com a criação de “Campeão dos Campeões” por Lauro D’Ávila, após a conquista do título paulista em 1954.

O então presidente do clube formalizou a música como hino oficial através de um acordo verbal com o compositor. Registros do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) mostram múltiplos cadastros relacionados à música, mas o Corinthians alega que todos eles estão ligados a obras musicais relacionadas ao clube.

O clube busca um acordo que permita que as editoras continuem a cobrar direitos autorais de quem gravar o hino, mas não do próprio Corinthians. Até o momento, tanto o Corinthians quanto as editoras não se manifestaram publicamente sobre o caso.

 

Foto: Marcello Fim / Zimel Press

 

Leia na origem

©2024 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?