Conar vai analisar propaganda da Volks com Elis Regina recriada por inteligência artificial

Para advogado, autor da ação, propaganda pode induzir ao risco de distorção da realidade, e contraria artigo que prevê 'apresentação verdadeira do produto oferecido.

O Conar abriu um processo ético para analisar a campanha da Volkswagen que apresenta Elis Regina recriada por inteligência artificial. A ação faz parte da comemoração dos 70 anos da montadora e conta com a participação de Maria Rita, filha de Elis e também cantora.

De acordo com O Globo, o advogado Gabriel Britto, responsável pela denúncia, argumenta que a campanha contraria artigos do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, como o que exige uma apresentação verdadeira do produto oferecido e o que estabelece o respeito à dignidade e inexperiência de crianças e adolescentes.

Para o advogado, a utilização da inteligência artificial na propaganda também levanta questões éticas. Britto defende a necessidade de limitar o uso da tecnologia e estabelecer diretrizes para sua aplicação na publicidade.

O Conar analisará as queixas em relação à respeitabilidade e à veracidade da campanha, considerando possíveis confusões entre ficção e realidade, principalmente para crianças e adolescentes.

A Volkswagen afirmou que a utilização da imagem de Elis Regina foi acordada com a família da cantora e que a intenção da campanha era destacar a transição de gerações e a renovação da marca.

Resumo:

Para advogado, autor da ação, propaganda pode induzir ao risco de distorção da realidade, e contraria artigo que prevê 'apresentação verdadeira do produto oferecido.

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