Como um selo usa versões de hits de sucesso com artistas falsos para faturar no streaming

Um selo está atraindo milhões de reproduções em playlists nos streamings com regravações de clássicos na música feitas por artistas fictícios.

Nesta semana um artigo publicado pela Folha de S.Paulo revelou uma prática intrigante no mundo da música: um selo está criando perfis de artistas supostamente “fantasmas” para faturar com regravações de sucessos do pop, rock e reggae em plataformas de streaming.

De acordo com o portal, ao vasculhar as playlists, os ouvintes podem se deparar com nomes como Cassandra Beck e Jamie Lancaster cantando hits clássicos em versões como a Bossa Nova, mas, estranhamente, esses artistas virtuais carecem de presença real nas redes sociais ou em qualquer meio de comunicação convencional.

Esses perfis possuem centenas de milhares de ouvintes mensais, e parecem ser estrategicamente projetados para dominar e manipular algoritmos de streaming e as playlists populares, potencializando assim o alcance e o número de reproduções.

O portal identificou que o selo chamado de Music Brokers, trabalha com artistas e produtores do mundo todo, em sua maioria anônimos, e que atuam como músicos de estúdio. Eles são pagos por sessão de gravação, mas não recebem os lucros que suas versões geram de maneira justa.

Karen Souza, uma cantora que já trabalhou com o selo, afirmou à Folha que esses artistas “não existem” e que alguns dos cantores parecem ser os mesmos, com nomes diferentes. Ela deixou o selo, buscando uma carreira independente.

O portal contou que o Music Brokers começou como um selo tradicional em 1997, em Buenos Aires, mas ganhou notoriedade com compilações de regravações de sucessos, adaptando-se posteriormente ao modelo de streaming. A empresa se espalhou por dez países e manteve o segredo sobre esses perfis fantasmas, mantendo o mistério em torno de seus artistas inventados.

A prática levanta questões sobre a transparência e ética na indústria da música, onde os artistas ‘fantasmas’ parecem ser um componente essencial na busca pelo sucesso no streaming.

 

Foto: reprodução

Resumo:

Um selo está atraindo milhões de reproduções em playlists nos streamings com regravações de clássicos na música feitas por artistas fictícios.

Últimas do blog

Veja mais matérias

sobre

Música, Copyright
& Tecnologia

© 2024 - Música, Copyright e Tecnologia. Todos os direitos reservados.