Matéria de PAPELPOP

A categoria “Melhor Álbum de Urban Contemporâneo” agora é “Melhor Álbum de Progressive R&B”. O termo vem sendo usado como sinônimo de música negra, de forma equivocada.

Nesta quarta-feira, o Grammy anunciou que está realizando uma série de mudanças, incluindo a remoção do termo “Urban” de algumas categorias.

Segundo um comunicado enviado à Variety, a categoria “Melhor Álbum de Urban Contemporâneo” passa a se chamar “Melhor Álbum de Progressive R&B”.

A alteração dos nomes aconteceu devido a uma série de críticas feitas há anos, principalmente por executivos negros, e outros profissionais da música. Para eles, o termo “urban” tem sido usado como sinônimo de música negra de forma antiquada, abrangente e inapropriada (Via Papel Pop).

O presidente interino da Recording Academy, Harvey Mason Jr, explicou a mudança: “Estamos constantemente avaliando nosso processo de premiação e evoluindo para assegurar que o Grammy seja inclusivo e reflita a situação atual da indústria musical”. […]“Espero que isso seja parte de um novo capítulo da nossa história”, acrescentou.

De acordo com o portal, a palavra “urban” continuará presente nas novas categorias e “Melhor Álbum Latino de Pop ou Urban” e “Melhor Álbum Latino de Rock ou Música Alternativa”,

Em breve, a Academia disponibilizará, pela primeira vez, o livro de regras e diretrizes da cerimônia.

Tags:

Leia na origem

©2024 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?