Postagem de Lyor Cohen, Chefe Global de Música do YouTube, diz que nos últimos 12 meses, o Youtube pagou US$4 bilhões à artistas no mundo. Agora a plataforma quer se tornar a maior fonte de receita para a indústria, e impulsionar artistas ao redor do mundo a viver de música.
O YouTube pagou US$4 bilhões à artistas no mundo em 2020
-
Anitta ultrapassa Rihanna em ranking da Billboard
Patricia Araújo, , Música
Cantora brasileira estampa a décima quinta posição no ranking de artistas mais influentes da música atual.
-
MÚSICOS E INTÉRPRETES PASSARÃO A RECEBER DIREITOS CONEXOS NA FRANÇA
Patricia Araújo, , Música
Decisão histórica envolvendo Direitos Conexos na França pode abrir portas para que acordos similares ocorram em outros países, incluindo...
-
Se inscreva na palestra de Zach Fuller, da MIDiA Research: “A internacionalização da música latina – Como? Porque agora? E o que vem a seguir?”
Guta Braga, , DESTAQUES,Música
Zach Fuller, da MIDiA Research, fará uma apresentação online sobre os atuais dados e análises do mercado de música...
-
Com Bieber, ‘Despacito’ é 1ª música latina a liderar Spotify
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
O remix da música “Despacito”, dos artistas porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee, “se tornou nesta quinta-feira a primeira...
-
Música digital representa 70% da receita de gravadoras no Brasil – Música
Guta Braga, , Copyright,Música,Tecnologia
No primeiro semestre de 2016, o faturamento do setor cresceu 10% na comparação com o mesmo período do ano...
-
RELATORA VOTA PARA QUE EX-INTEGRANTES DA LEGIÃO URBANA NÃO USEM O NOME DA BANDA SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DE FILHO DE RENATO RUSSO
Patricia Araújo, , Música
Ministra do STJ decidiu que a marca ‘Legião Urbana’ é exclusiva da empresa Legião Urbana Produções Artísticas, e portanto...
-
Saída do sertanejo em paradas musicais é questão de recuo estratégico, diz empresário
Patricia Araújo, , Música
Em entrevista, Wander Oliveira, empresário e dono do maior escritório de música sertaneja, a Workshow, explica queda em rankings...
-
IF SPOTIFY DELAYS ITS IPO INTO 2018, IT FACES SOME SERIOUS FINANCIAL PAIN
Guta Braga, , Música,Tecnologia
Spotify realizou um empréstimo de um bilhão de dólares e o site MBW faz uma análise das taxas de...
Posts recentes
- Deezer Recebe Reconhecimento Internacional como uma das Empresas Mais Inovadoras do Mundo da Música
- Spotify lança cursos em vídeo como aposta para reter público de podcasts
- HOMEM É PRESO NA DINAMARCA POR INFLAR ARTIFICIALMENTE NÚMERO DE STREAMS EM MAIS DE 600 FAIXAS
- IFPI: Receita da Indústria Musical Atinge Novo Pico alcançando US$28,6 bilhões em 2023
- Sony Music Brasil e Camp Mangueira se unem para lançar programa de profissionalização na música
Na última quarta-feira (02), Lyor Cohen, Chefe Global de Música do YouTube anunciou no blog oficial da plataforma que no último ano o YouTube pagou US$4 bilhões à artistas e compositores no mundo.
De acordo com Cohen, parte deste dinheiro foi gerado através de anúncios do YouTube e do YouTube Music/YouTube Premium.
Cohen também revelou que no último trimestre de 2021 a plataforma conquistou o maior número de assinantes pagos desde o seu lançamento. Ele disse que o objetivo da plataforma é ir além e se tornar a que mais remunera artistas no mundo todo:
“Nosso objetivo é nos tornarmos o principal gerador de receita para a indústria da música e ajudar artistas ao redor do mundo a construir uma carreira fazendo música.”, disse o executivo em seu post.
Conforme análise do Music Business Wordwide, os novos dados significam que nos últimos 12 meses, o YouTube pagou à indústria da música cerca de 20% do que arrecadou de anúncios. Sendo que dos US$4 bilhões, 30% (ou cerca de US$1,2bilhão) do que foi pago, vieram do Conteúdo Gerado pelo Usuário.
“Tanto o conteúdo de música premium quanto o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) estão crescendo e trazendo um valor significativo para a indústria”, citou Cohen.
O executivo também mencionou o quão importante a plataforma tem sido para impulsionar novas fontes de receitas na música. Foi o que aconteceu no show virtual do grupo de k-pop BlackPink – “The Show”. Antes do show, as meninas tinham 280.000 membros assinantes do em seu canal oficial, após o show esse número bateu a marca de 2,7 milhões de novos assinantes.
Na ocasião, para assistir ao show o fã poderia escolher o acesso padrão pagando US$29,99, com acesso à transmissão ao vivo, retransmissão e emojis personalizados, enquanto o acesso ‘Plus’ custava US$39,99 e dava acesso à transmissão ao vivo, retransmissão, emojis personalizados e conteúdos extras de bastidores.
“Construir a melhor experiência musical para os fãs e capacitar todos os artistas a desenvolver suas carreiras são essenciais para nós. Eu não poderia estar mais animado com o futuro da indústria musical. Hoje em dia, quando minha mãe me pergunta o que eu faço para viver, digo a ela que estou ajudando a garantir que o próximo Kurt Cobain não precise se tornar um dentista”, concluiu Cohen
Foto: O grupo de K-pop BlackPink