Um levantamento recente da Chartmetric revela que 11,3 milhões de artistas estão lançando músicas atualmente, um aumento de 1,7 milhão em relação ao ano anterior. De acordo com o MusicAlly, em média, 4,6 mil novos artistas foram adicionados à plataforma diariamente em 2024.
Além disso, 10,5 milhões de novas músicas foram lançadas este ano, contribuindo para um total de 25,7 milhões de faixas no sistema. Esse crescimento reforça a ideia de que a oferta musical continua a se expandir rapidamente.
Entretanto, grande parte dessa música permanece sem audiência. Apenas 14% dos 11 milhões de artistas rastreados têm mais de 10 ouvintes mensais no Spotify, e 37% desses superam mil ouvintes.
Embora a saturação seja evidente, alguns artistas têm conseguido se destacar. Este ano, 308 entraram na categoria “Superstar” e 2,8 mil foram classificados como “Mainstream”. Artistas emergentes como Chappell Roan mostram que nichos podem ser eficazes para criar comunidades fiéis.
Outro dado de destaque envolve artistas latino-americanos: dos 370 que têm mais de 20 milhões de ouvintes mensais no Spotify, 60 são latinos, evidenciando o crescimento desse segmento no mercado global.
foto; reprodução