A startup de inteligência artificial ProRata, que acaba de ser lançada com um financiamento inicial de US$25 milhões, está chamando a atenção do mercado. Criada a partir da incubadora de tecnologia Idealab Studio, a empresa tem à frente o executivo Bill Gross, conhecido como o “inventor da publicidade com palavras-chave pagas por clique na Internet”. A ProRata desenvolveu uma tecnologia que promete revolucionar a forma como os royalties são calculados e pagos aos detentores de direitos autorais.
De acordo com o Music Business Worldwide, a principal inovação da ProRata é sua capacidade de rastrear com precisão os insumos utilizados por modelos de IA generativa, permitindo que os royalties sejam divididos de maneira justa entre os criadores originais do conteúdo. A tecnologia da empresa, que inclui aplicações para texto, imagens, música e vídeo, pode ser um divisor de águas, especialmente para a indústria musical.
A Universal Music Group (UMG) já está em negociações com a startup, explorando maneiras de colaborar. Sir Lucian Grainge, CEO da UMG, destacou o potencial dessa parceria para moldar os futuros esforços da empresa na área musical.
O modelo de receita da ProRata, que promete dividir 50% de todas as receitas de assinaturas e publicidade com os criadores de conteúdo, ainda levanta questões sobre como será implementado na prática. A atribuição precisa de royalties tem sido um desafio, mas a ProRata acredita que sua tecnologia pode oferecer uma solução viável.
Com investidores como Mayfield, Revolution Ventures e Prime Movers Lab, além do Idealab Studio, a ProRata tem o apoio necessário para buscar suas ambiciosas metas no mercado de IA. Resta ver como a indústria musical e outras áreas criativas irão responder a essa nova abordagem para a distribuição de receitas.
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