A RIAA publicou seu relatório sobre faturamento da industria de música gravada nos EUA para o primeiro semestre de 2019. Os negócios da música continuam seguindo tendência de crescimento desde 2016 impulsionados pelo crescimento de assinaturas pagas dos serviços de streaming. Confira análise completa realizada pela Billboard.
RIAA 2019: Música gravada nos EUA cresce 18% e fatura US$5,4 bilhões
-
OPORTUNIDADES NA INDÚSTRIA DA MÚSICA
Guta Braga, , DESTAQUES,Música,Oportunidades,Oportunidades na Indústria da Música
Quer anunciar uma vaga/workshop/evento? Envie um e-mail para gutabraga@hotmail.com; e patriciak_araujo@hotmail.com. Seu anúncio será divulgado em nossas redes sociais...
-
Tribunal de Justiça de São Paulo proíbe empresa Meta de usar nome no Brasil
Patricia Araújo, , Música
A empresa nacional contestou o uso do nome "Meta", alegando prejuízos decorrentes de associações indevidas e confusão no público...
-
Goldmann quer mostrar que o Brasil e toda América Latina está a nível internacional
Patricia Araújo, , Música
A gravadora Goldmann, fundada pelo artista alemão Xatar, chegou ao Brasil. Com sede em São Paulo, a gravadora está...
-
YouTube e Universal Music Group lançam ‘Music AI Incubator’ para explorar inovações musicais baseadas em IA
Patricia Araújo, , Música
Iniciativa visa impulsionar inovações musicais baseadas em inteligência artificial. A incubadora é projetada para colaborar com artistas, compositores e...
-
O preço, custo e valor da música digital
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
Diante de um modelo de streaming pouco sustentável, artistas tem ganhado liberdade com a ajuda de sites como Bandcamp...
-
SoundCloud passa a adotar modelo de remuneração baseado no consumo do usuário
Patricia Araújo, , Música
Novo modelo de remuneração com base na audiência vai beneficiar mais de 100 mil artistas independentes no SoundCloud.
-
Festival Coachella é cancelado pela terceira vez
Patricia Araújo, , Música
Com atrasos nas aplicações de vacinas, festivais começam a cancelar datas novamente. Festival Coachella, que estava marcado para abril...
-
Warner Music viu aumento de 19% nas vendas físicas nos primeiros três meses de 2021
Patricia Araújo, , Música
A Warner Music provou que consegue se manter em crescimento, mesmo com um início de ano ainda difícil para...
Posts recentes
- Esquema de roubo de composições abala mercado sertanejo
- Sony Music pede indenização de R$3 milhões por descumprimento contratual de organizadores REP Festival
- OPORTUNIDADES NA INDÚSTRIA DA MÚSICA
- Câmara dos EUA Aprova Projeto de Lei para Possível Banimento do TikTok
- JUSTIÇA NEGA TENTATIVA DE ANULAR PAGAMENTO A HERDEIROS NO CASO DE JOÃO GILBERTO
A Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA, sigla em inglês) publicou nesta quinta-feira (5) o relatório sobre os negócios da música gravada nos EUA para o primeiro semestre de 2019. Até agora, a indústria de música gravada faturou US$5,4 bilhões, um aumento de 18% em relação ao período anterior.
Segundo a publicação da Billboard, o crescimento no faturamento é uma tendência de mercado que se iniciou em 2016 e está relacionada ao aumento das assinaturas dos serviços de streaming.
Com 61,1 milhões de assinaturas pagas e uma média de 1 milhão de novas assinaturas a cada mês, as receitas de streaming foram de US$4,3 bilhões (+26%).
Contrariando as tendências, houve uma alta de 5% na receita líquida de produtos físicos, um total de US$485 milhões – representando 9% do total da indústria no período.
As vendas de álbuns de vinil continuam melhorando. Um aumento de 13% para US$224 milhões, representando 46% da receita física total, mas apenas 4% da receita total no primeiro semestre de 2019.
Enquanto isso, as vendas digitais continuaram em declínio, uma queda de 18% para US$462 milhões, representando apenas 8,6% da receita total da indústria. As receitas de vendas de faixas individuais diminuíram 16% em relação ao ano anterior e as receitas de álbuns digitais caíram 23%.
Detalhando as receitas de streaming
As assinaturas pagas em serviços como Spotify e Apple Music cresceram 31% a.a., um total de US$3,3 bilhões – 77% da receita total de streaming e 62% da receita geral do setor.
Nesse total, estão incluídas assinaturas pagas de “camada limitada” de serviços como Amazon Prime e Pandora Plus, que faturaram juntas 482 milhões de dólares.
As receitas de streaming sob demanda suportadas por publicidade também cresceram 25% ano a ano, um alcance de US$427 milhões. Entretanto, o relatório mencionou que essa receita vinda dos serviços como YouTube, Vevo e o plano gratuito do Spotify representou apenas 10% da receita geral de streaming, mesmo sendo ouvidos centenas de bilhões de streams de músicas neste período.
As receitas de rádio digital e personalizada de serviços como SiriusXM e estações de rádio na Internet, bem como pagamentos pagos diretamente por outros serviços suportados por anúncios, foram de US $ 552 milhões nesse período – um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Foto: Guetty Images