Incêndio em 2008 na Universal Studios destruiu gravações originais (masters) de artistas como Nirvana e Elton Jhon. Até então, não havia confirmação dos danos.

Finalmente a Universal Music reconheceu que perdeu gravações originais (masters) de artistas como Elton Jhon (foto) e Nirvana, após o incêndio na Universal Studios em 2008.

Segundo reportagem da Istoé, o New York times publicou uma investigação a respeito da destruição que estima-se ter atingido 500 mil gravações originais.

Desde então, um processo coletivo iniciado por diversos artistas foi realizado, e agora foram inclusos novos documentos onde a gravadora reconhece que perdeu no incêndio as gravações originais de grandes artistas como Nirvana, Elton Jhon, Beck e R.E.M.

Os documentos revelam ainda que a gravadora possui cópias e materiais substitutos das gravações que foram perdidas, mas não informa exatamente quais foram elas.

O portal contou que no ano passado, representantes do rapper Tupac Shakur e do roqueiro Tom Petty se uniram para liderar um grupo de artistas na busca de uma indenização avaliada em US$100 milhões pela perda dos materiais. Apesar de a gravadora se comprometer a ser transparente, o litígio permanece.

Foto:  Greg Gorman/Divulgação

Tags:

Leia na origem

©2020 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?