No Usample, artistas e editoras podem encontrar músicas raras e disponíveis para serem sampleadas. Catálogo do serviço inclui músicas dos anos 1960 e 1970.

No Usample, artistas e editoras podem encontrar músicas raras e disponíveis para serem sampleadas. Catálogo do serviço inclui músicas dos anos 1960 e 1970.
Juntos, os dois gêneros representaram quase um terço dos plays nos serviços de streaming. Confira ranking de participação dos...
Copyright Clearance Center, Inc. (CCC), creating global licensing and content solutions that make copyright work, announced the launch of...
O Spotify anunciou que o rapper Drake alcançou mais de 10 bilhões em streaming de suas músicas, sendo o...
Universidade Federal do Paraná promove curso de extensão online para promover inovação, crescimento industrial e aumento de competitividade empresarial.
O Spotify nomeou a Cidade do México como a Capital do Streaming de Música. Há mais ouvintes do Spotify...
Neste domingo (7), dia de eleições no Brasil, o Spotify completou 10 anos. Veja alguns fatos importantes sobre o...
Com a pandemia do coronavírus se estendendo, novas formas de entretenimento estão começando a ganhar espaço e outras tendências...
Major label deals with Apple set to expire at the end of this month
©2022 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.
A Universal Music lançou um serviço com um catálogo de 6.000 músicas para facilitar o uso de samples. De acordo com o portal Musicbusinessworlwide.com, a plataforma chamada ‘Usample’ possui canções que foram criadas para trilhas de TV e cinema, e raridades que datam do início dos anos 1960 e 1970.
O Usample também possui uma tecnologia de Inteligência Artificial capaz de isolar ou até mesmo remover partes, como vocais ou bateria. A plataforma tem uma função que busca uma trilha sonora semelhante a uma em que um usuário possa ter em mente e esteja procurando usar em seu trabalho.
“Usando a tecnologia de IA, o ‘Similarity Search’ ouve sua faixa de referência, analisa seus recursos de áudio e identifica faixas no catálogo da [Usample] que soam semelhantes”, informou o Usample.
Mas nem tudo é perfeito, já que a ferramenta só pode ser usada por artistas, compositores e editoras ligadas à Universal Music. Algo bem diferente do que é praticado por outras plataformas semelhantes e que já estão no mercado, onde qualquer criador pode licenciar sons de suas bibliotecas de faixas.
Com relação aos direitos das masters, a Universal Music garantiu que possui todas as licenças bem como os direitos de edição, o que garante mais segurança para todos que querem usar os samples. Entretanto, a major acrescentou que “embora toda a nossa música seja pré-aprovada, facilitando o licenciamento, nosso trabalho não é isento de royalties e deve ser liberado pela sua gravadora da maneira normal”.
Foto: @usample-Instagram
Tags: Sample Universal Music Usample