Semana de apreensão para os usuários do Twitch. Após a plataforma receber várias solicitações de violação de direitos autorais, usuários terão que excluir a maioria de seus conteúdos.

A semana já começou com uma bomba para os usuários do Twitch, a plataforma de streaming da Amazon. Isso porque, a plataforma recebeu uma série de notificações sobre violação de direitos autorais e vários conteúdos terão que ser removidos!

De acordo com o Music Business Worldwide, o Twitch recebeu várias de notificações nesta segunda-feira (8) pelo DMCA – (Digital Millennium Copyright Act) – por causa de músicas tocadas em segundo plano entre as transmissões e vídeos na plataforma. Um comunicado foi enviado aos usuários no Twitter para que todo o conteúdo não autorizado seja removido para não terem suas contas canceladas:

“É a primeira vez que recebemos reivindicações em massa do DMCA contra vídeos. Entendemos que isso tem sido estressante para os criadores afetados e estamos trabalhando em soluções, inclusive examinando como podemos oferecer mais controle sobre seus clipes”.

Quem não gostou nada disso, claro, foram os usuários, principalmente os que são populares por lá. Muitos terão que remover, seus melhores conteúdos, ou praticamente todos.

Este é o caso da gamer @Fuslie, em seu twitter ela disse que recebeu o alerta sobre violações de direitos: “Recebi dois ataques de direitos autorais em meu canal (ambos com mais de um ano) na semana passada, e informamos que, se encontrarem mais uma violação nos meus vídeos, minha conta do Twitch será permanente excluída.”

Fuslie acrescentou: “Conversei com vários funcionários do @Twitch, todos dizendo que a melhor opção é excluir todos os meus maiores clipes. Além de ser quase impossível excluir mais de 100.000 vídeos, o painel do criador não está carregando nenhum dos meus clipes antigos. Como devo me proteger aqui?”

“Para evitar mais avisos de direitos autorais, reserve um momento para limpar sua conta de qualquer conteúdo que possa ser infrator e pare de compartilha-los. Se este for seu terceiro aviso, sua conta será encerrada agora”, alertou a criadora.

Com a pandemia do coronavírus, o Twitch se tornou uma das plataformas de streaming que mais se destacou no mercado musical. Principalmente porque seu novo chefe de produto, Tracy Chan, veio do Spotify, e também pela parceria com o SoundCloud.

Além do comunicado, o Twitch atualizou suas diretrizes sobre o uso de músicas para esclarecer o que pode e o que não pode ser usado em sua plataforma:

“O Twitch valoriza o trabalho de compositores, músicos e outros artistas criativos. Como uma empresa comprometida em apoiar os criadores, respeitamos e pedimos aos nossos usuários que respeitem a propriedade intelectual daqueles que fazem música e daqueles que possuem ou controlam seus direitos ”.

Vale lembrar que em 2018, a Forbes já havia feito uma denúncia em um artigo sobre o não pagamento de royalties de músicas pelo Twitch.

 

Foto: Caspar Camille Rubin

Tags:

Leia na origem

©2024 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?