Funcionários confirmaram através de documentos e comunicações internas, que o TikTok tem uma funcionalidade para selecionar “secretamente” vídeos e potencializar sua distribuição.

Funcionários confirmaram através de documentos e comunicações internas, que o TikTok tem uma funcionalidade para selecionar “secretamente” vídeos e potencializar sua distribuição.
Teatro Prudential faz parceria com Blue Note Rio com atrações da cena instrumental confirmadas até o fim de 2021....
Associação Brasileira de Autores e Roteiristas (ABRA) decidiu acionar o Ministério Público do Trabalho, para denunciar práticas abusivas pelas...
Neste domingo (7), dia de eleições no Brasil, o Spotify completou 10 anos. Veja alguns fatos importantes sobre o...
Com NFT de arte de Milton Nascimento, fãs poderão curtir a turnê ‘A Última Sessão de Música’, e ter...
Apesar do anúncio do fim, o Daft Punk deixa um grande legado. Saiba como a dupla francesa mudou o...
A coluna de Pedro Doria para o site "O Globo", comenta os marcos alcançados pelas plataformas de streaming de...
Universidade Federal do Paraná promove curso de extensão online para promover inovação, crescimento industrial e aumento de competitividade empresarial.
O número da representatividade feminina no mundo da música continua baixo. Em novo relatório, UBC afirma que do total...
©2023 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.
Na última semana, a Forbes publicou uma denúncia sobre a existência de um tipo de “botão secreto” no qual funcionários da ByteDance teriam acesso para turbinar as visualizações de qualquer vídeo, ao ponto que ele se torne viral no TikTok.
Conforme relatado pelo site americano, seis funcionários e ex-funcionários da TikTok e de sua controladora, ByteDance, mostraram documentos e comunicações internas à Forbes, revelando que, além de permitir que o algoritmo decida o que se torna viral, é possível selecionar “secretamente” vídeos específicos e potencializar sua distribuição, usando uma prática conhecida internamente como Booster ou “aquecimento, em português”.
Para muitos talvez a descoberta não seja uma surpresa. Entretanto, a denúncia da Forbes deixa claro que os vídeos que aparecem na timeline “For You” estão lá por indicação do algoritmo, e também por indicação do próprio time do TikTok.
“Pensamos nas mídias sociais como sendo democratizantes e dando a todos a mesma oportunidade de alcançar um público”, disse Evelyn Douek, professora e pesquisadora da Stanford Law School. Mas isso nem sempre é verdade, ela alertou. “Até certo ponto, as mesmas velhas estruturas de poder também estão se replicando nas mídias sociais, onde a plataforma pode decidir vencedores e perdedores até certo ponto, e parcerias comerciais e de outros tipos tiram vantagem”.
Pela primeira vez o TikTok falou sobre o assunto e explicou como o botão “booster” é usado. O porta-voz do TikTok, Jamie Favazza, escreveu: “Promovemos alguns vídeos para ajudar a diversificar a experiência de conteúdo e apresentar celebridades e criadores emergentes à comunidade TikTok. Apenas algumas pessoas, com sede nos Estados Unidos, têm a capacidade de aprovar conteúdo para promoção nos Estados Unidos, e esse conteúdo representa aproximadamente 0,002% dos vídeos nos feeds do For You.”
Tags: TikTok