Matéria do NY Times explica porque negócios, entretenimento, notícias, ativismo e conexão social nunca mais serão os mesmos, após o grande destaque do TikTok durante o ano de 2020.
POR QUE OUVIMOS FALAR TANTO SOBRE O TIKTOK EM 2020?
-
Marcelo Froes afirma que investigação sobre obras inéditas de Renato Russo ‘não faz o menor sentido’
Patricia Araújo, , Música
Em entrevista par o Globo, Marcelo Froes, pesquisador musical investigado em operação sobre posse de materiais inéditos de Renato...
-
Musical.ly, Apple Music Ink New Partnership, With More to Come
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
Musical.ly e Apple Music anunciam nova parceria!!
-
MARIAH CAREY NÃO CONSEGUE REGISTRAR ‘RAINHA DO NATAL’ COMO SUA MARCA
Patricia Araújo, , Música
Mariah Carey entrou com pedido de registro de vários termos natalinos, mas justiça não liberou.
-
SPOTIFY É LANÇADO NA ÍNDIA
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
Como parte de sua estratégia de crescimento, o Spotify foi lançado hoje na Índia. Para agradar novo mercado, a...
-
WARNER AND YOUTUBE SIGN NEW DEAL… ‘UNDER VERY DIFFICULT CIRCUMSTANCES’
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
Warner e Youtube firmam acordo, mas Steve Cooper, chefe da Warner, se preocupa com o combate a pirataria.
-
Labsônica abre inscrições para programa de aceleração musical em parceria com a Toca do Bandido
Patricia Araújo, , DESTAQUES,Música,Oportunidades
Saiba como você pode participar do programa de aceleração musical Labsônica - Edição Toca do Bandido. Serão escolhidos 6...
-
Deputada é condenada a pagar R$65 mil por usar música de Tom Zé e Wisnik em vídeo
Patricia Araújo, , Música
Tom Zé e Wisnik devem ser indenizados por uso de música sem permissão, em vídeo publicado por deputada federal...
-
Música em inglês está perdendo popularidade nos serviços de streaming nos EUA e no mundo, revela relatório da Luminate
Patricia Araújo, , Música
Relatório aponta que a participação da música em inglês nos serviços de streaming nos EUA diminuiu 4,2% desde...
Posts recentes
- Deezer Recebe Reconhecimento Internacional como uma das Empresas Mais Inovadoras do Mundo da Música
- Spotify lança cursos em vídeo como aposta para reter público de podcasts
- HOMEM É PRESO NA DINAMARCA POR INFLAR ARTIFICIALMENTE NÚMERO DE STREAMS EM MAIS DE 600 FAIXAS
- IFPI: Receita da Indústria Musical Atinge Novo Pico alcançando US$28,6 bilhões em 2023
- Sony Music Brasil e Camp Mangueira se unem para lançar programa de profissionalização na música
O New York Times publicou uma matéria sobre o Tiktok, especificando como o aplicativo se tornou tão popular, principalmente em 2020, ano marcado pelo início da pandemia do coronavírus.
Apesar de ter chegado nos Estados Unidos apenas em 2018, foi em abril de 2020, auge da primeira alta de casos na pandemia, em que o TikTok alcançou a marca de 2 bilhões de downloads, e desde então vem cada vez conquistado jovens e adultos do mundo todo. Mas o que contribuiu para que o app se tornasse tão famoso no ano passado? O NY Times mencionou alguns motivos bem interessantes:
Virou o entretenimento de ponta-cabeça:
A indústria do entretenimento foi a mais impactada pela ascensão do TikTok. Isso porque seus recursos favorecem o surgimento de novas pessoas influentes. Só para ter uma noção, no “Para Você”, um feed é programado por algoritmos para recomendar conteúdo de acordo com o gosto do usuário, sem precisar estar seguindo o criador de conteúdo.
O aplicativo também revigorou a indústria musical e se tornou um lugar para descobrir talentos, divulgar e produzir novas músicas de forma colaborativa. Foram várias as canções que se tornaram virais na plataforma, como “Dreams” de Fleetwood Mac que voltou aos holofotes graças a um vídeo compartilhado por um influencer (foto) da plataforma.
Moldou o comportamento de compra
Assim como o entretenimento, a moda e varejo foram impactados positivamente pelo aplicativo, uma vez que ao longo de 2020 vários TikTokers apareceram em campanhas para grandes marcas como Louis Vuitton e Prada.
Enquanto várias cidades entraram em lockdown, o comércio do mundo todo viu o TikTok como uma nova vitrine e aproximação de clientes. Durante a pandemia, grande marcas e pequenos empreendedores correram para o TikTok para promover vídeos de seus produtos e aumentar os pedidos online.
Ofereceu uma visão das linhas de frente
O TikTok também desempenhou um papel fundamental na saúde pública mundial. Enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde da linha de frente usaram o aplicativo para falar sobre os riscos de contrair Covid-19, explicar a importância do uso de máscara e quebrar a desinformação sobre vacinas.
Pacientes com coronavírus e também outras doenças, compartilharam vídeos sobre suas jornadas e experiências enquanto estavam hospitalizados, e puderam se conectar com o mundo exterior.
Ajudou as pessoas a se organizar e se manifestar
À medida que o movimento Black Lives Matter ganhou apoio de todos, o TikTok se tornou um espaço onde jovens ativistas podiam falar sobre a brutalidade policial, o que significa ser um aliado para a reforma da justiça criminal, bem como a própria relação do aplicativo com os criadores negros.
Ajudou as pessoas a permanecerem conectadas
Com escolas fechadas, professores e alunos se conectaram no TikTok. Os alunos puderam participar de aulas transmitidas ao vivo, ajudando uns aos outros compartilhando tarefas e hacks de aprendizagem online. Em junho, o TikTok lançou uma iniciativa e disse que trabalhará em parceria com centenas de especialistas e instituições para produzir conteúdo educacional na plataforma.
Foto: Mega/Getty Images
Tags: Fleetwood Mac pandemia Tendências TikTok