Matéria de G1

Sua Música e Palco MP3: mais que sites para baixar e ouvir músicas gratuitas, eles tem contribuindo para a divulgação da música brasileira, principalmente a nordestina.

Sua Música

Criado em 2011, o Sua Música se tornou uma referência para fãs de arrocha, forró, brega, axé, swingueira…“A força no Nordeste faz dele um trampolim para sucessos na região e um radar de possíveis hits nacionais”, informou o portal G1.

Seu crescimento surgiu quando o advogado carioca Rodrigo Amar ficou impressionado ao ver 20 mil pessoas no show da banda Aviões do Forró. Ele viu um grande potencial do mercado e acabou se tonando diretor executivo do Sua Música, que foi criado dois anos antes em João Pessoa (PB).

Com 1 milhão de acessos únicos por dia e 12 mil artistas cadastrados, Rodrigo afirma que 60% dos acessos no site vêm do Nordeste.  Segundo o G1, os dois maiores mercados estaduais para a empresa são Bahia e Ceará.

No Sua Música é possível fazer o download e o ouvir gratuitamente as músicas por streaming. A fonte de renda é gerada pelos anúncios no site. Artistas também podem incluir de forma gratuita suas músicas no site, porém não há pagamentos pela execução das faixas e direitos autorais.

O site acaba sendo uma ferramenta de divulgação para artistas: “Se o cara está bem no site, o telefone dele toca para fazer show”, afirma Rodrigo. A empresa tem realizado ações publicitárias com determinados artistas, como clipes patrocinados e produção de conteúdo relacionado a música para empresas presentes no Nordeste. Um estúdio em Fortaleza está sendo construído para a produção de clipes e outros conteúdos em vídeo.

Após se tornar conhecidos, muitos artistas tendem a retirar suas músicas do site, mas há cantores como o Wesley Safadão e Solange Almeida que ainda possuem interesse na audiência nordestina.

Palco MP3

Assim como o Sua Música, no Palco MP3 é possível baixar e ouvir músicas gratuitamente, sem pagamento de royalties e direitos autorais. Sua renda também é gerada através dos anúncios do site.

Seu diferencial está no grande alcance das regiões. Segundo a empresa, são 114 mil artistas cadastrados e 1,1 milhão de acessos únicos diários ao site.

De acordo com o G1, o Palco MP3 faz parte da empresa de Belo Horizonte Studio Sol, dona também do site Letras e do Cifra Club.

“Somos uma plataforma brasileira sem preconceito. Nosso público é bem popular, de funk, sertanejo, brega-funk. Abraçamos a diversidade e temos o cuidado de fazer um garimpo das cenas brasileiras independentes. Ajudamos na divulgação e sabemos o que tem potencial”, afirmou Lafaiete Junior, coordenador de curadoria e conteúdo do Palco MP3.

Tags:

Leia na origem

©2018 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?