Matéria de Industria Musical

Assim como o iTunes, o Spotify está ganhando poder na indústria da música ao ter controle sobre os usuários.

Vimos a indústria da música sofrer com a devastação da pirataria impulsionada pelo Napster. Em 2003, a Apple veio com uma solução que poderia ajudar, vendendo músicas por 1 dólar em seu iTunes. O problema é que a indústria cometeu um grande erro na época ao deixar que a empresa de Steve Jobs controlasse sua base de usuários.

Assim, estamos em 2017 e agora é possível perceber que outros meios tecnológicos estão começando a exercer uma influência semelhante sobre o comportamento dos usuários. Com o streaming, “a indústria ainda está no perigo de se tornar um prisioneiro de um ecossistema que não controla”.

Enquanto o Spotify possui grandes concorrentes como a Apple Music, Amazon, Google Play, entre outros, a plataforma está conseguindo envolver os usuários de uma maneira semelhante ao iTunes, que tinha controle sobre os consumidores de música. A vantagem é que o Spotify possui as playlists e o sofisticado “Discover Weekly” que cada vez mais determina o que os usuários ouvem.

O perigo para a indústria é que os serviços de streaming se tornarão os “sentinelas” que decidem os termos de sucesso no mercado. Por isso, a indústria precisa aprender com o passado para não perderem, mais uma vez, o controle do mercado.

Tags:

Leia na origem

©2018 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?