Assim como o iTunes, o Spotify está ganhando poder na indústria da música ao ter controle sobre os usuários.

Assim como o iTunes, o Spotify está ganhando poder na indústria da música ao ter controle sobre os usuários.
A Billboard divulgou que a Universal Music deseja cancelar seu negócio de 31 milhões de dólares que envolve o...
Para debater e incentivar a representatividade negra no mercado musical, um selo brasileiro criou o movimento #blackmusicbusiness, que inclui...
Enquanto festivais de músicas ganham destaque, pequenas casas de shows fecham as portas e poucas oportunidades restam para novos...
A "História secreta do pop brasileiro" conta os detalhes dos grandes hits que marcaram a música pop no Brasil.
“A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) fechou na semana passada a lista de melhores artistas brasileiros no...
BMG efetua a compra da BBR Music Group, de Nashville. Com a aquisição, a BMG terá maior participação na...
News comes a month after Chief Revenue Officer left company
Gosta de ‘House of Cards’? O Spotify criou duas playlists pensando no que Frank e Claire Underwood, personagens da...
©2022 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.
Vimos a indústria da música sofrer com a devastação da pirataria impulsionada pelo Napster. Em 2003, a Apple veio com uma solução que poderia ajudar, vendendo músicas por 1 dólar em seu iTunes. O problema é que a indústria cometeu um grande erro na época ao deixar que a empresa de Steve Jobs controlasse sua base de usuários.
Assim, estamos em 2017 e agora é possível perceber que outros meios tecnológicos estão começando a exercer uma influência semelhante sobre o comportamento dos usuários. Com o streaming, “a indústria ainda está no perigo de se tornar um prisioneiro de um ecossistema que não controla”.
Enquanto o Spotify possui grandes concorrentes como a Apple Music, Amazon, Google Play, entre outros, a plataforma está conseguindo envolver os usuários de uma maneira semelhante ao iTunes, que tinha controle sobre os consumidores de música. A vantagem é que o Spotify possui as playlists e o sofisticado “Discover Weekly” que cada vez mais determina o que os usuários ouvem.
O perigo para a indústria é que os serviços de streaming se tornarão os “sentinelas” que decidem os termos de sucesso no mercado. Por isso, a indústria precisa aprender com o passado para não perderem, mais uma vez, o controle do mercado.
Tags: Apple iTunes Spotify Streaming