Matéria de Forbes

Em um futuro bem próximo qualquer pessoa, mesmo que não entenda sobre notas ou arranjos musicais, poderá criar sua própria música com a ajuda do Spotify.

O Spotify está desenvolvendo em sua sede, em Paris, uma ferramenta com Inteligência Artificial para possibilitar que seus usuários ajustem o ritmo ou a melodia de uma música.

Parece estranho, mas é isso o que contou a Forbes em um artigo recente sobre música e Direito Autoral. De acordo com o artigo, a ideia é que no futuro os usuários do serviço de streaming possam, por exemplo, pegar a harmonia de uma música do Justin Bieber ou Drake e combiná-la com a melodia e o ritmo de Schubert ou Bach:

“Você poderá experimentar todos os tipos de combinações”, disse François Pachet, diretor de pesquisa e desenvolvimento de IA do Spotify.

Apesar do recurso não ter sido anunciado oficialmente, a Forbes informou que a ferramenta está sendo chamada de ‘Flow Machine’, e seu desenvolvimento tem parceria do compositor e produtor Benoit Carre.

O Spotify espera que com a ajuda do ‘Flow Machine’, os usuários possam se envolver mais com a plataforma e criar música de uma forma bem prática:

“É como a história da mistura de bolo instantânea”, disse Pachet referindo-se a uma empresa de alimentos na década de 1950 que viu suas vendas aumentarem, após remover o ovo seco de sua mistura para bolo.  Os clientes – geralmente donas de casa na época – teriam que adicionar um ovo fresco, e “foi [por conta] desse pouco de esforço”, explicou Pachet, que finalmente todas as donas de casa puderam dizer que fizeram seus próprios bolos, “e isso fez toda a diferença”.

Assim como hoje alguém que não sabe cozinhar pode fazer um bolo perfeito usando uma mistura de massa pronta, logo um usuário do Spotify que não sabe onde fica um “dó” em um teclado, poderá fazer uma música perfeita, com a ajuda de IA.

Resta saber como a questão das licenças serão resolvidas, bem como os Direitos Autorais dessas misturas musicais criadas com a ajuda de IA.

 

Foto:GETTY IMAGES

 

 

Tags:

Leia na origem

©2023 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?