Matéria de splash_uol @UOL

Sampleou ou Plagiou? Entenda como Anitta conseguiu inserir um dos maiores clássicos da música brasileira em seu novo hit, sem violar os direitos autorais de Tom Jobim e Vinícius De Moraes.

Vocês acharam mesmo que não iríamos falar sobre ‘Girl From Rio’? Pois bem, o novo hit da cantora Anitta tem sido muito comentado no mercado musical pela sua proeza em conseguir samplear ‘Garota de Ipanema’, canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Há quem pense que a cantora plagiou a canção original, pela grande semelhança entre as duas músicas. Entretanto não foi nada disso. É o que explica o compositor e diretor de comunicação da UBC (União Brasileira dos Compositores) Manno Góes ao Splash.

Para não violar direitos autorais, Anitta inicialmente precisou pedir autorização à editora e aos herdeiros dos detentores da canção original. É possível comprovar que a cantora conseguiu a aprovação da música conferindo os créditos da canção onde é citado Tom Jobim e Vinicius de Moraes, além dos produtores gringos do Stargate.

Góes avaliou que conseguir o ‘de acordo’ dos compositores deve ter sido uma grande façanha: “Conseguir uma liberação de uma versão de ‘Garota de Ipanema’ não é para qualquer artista. Certamente foi uma negociação muito bem feita, demorada e que envolveu muitos números”, disse o compositor ao portal.

“A negociação cabe ao artista que quer gravar e aos autores. Anitta, que já ganha mais em dólar que em real, provavelmente pagou um valor bem alto para conseguir o sample do maior clássico da bossa nova. Mas há também negociações em que fica acertado que os autores vão receber apenas pelas execuções”, explicou o portal.

Em “Girl From Rio”, todos os envolvidos fizeram um excelente negócio. Afinal, a cantora que possui influência no exterior pode fazer com que a obra seja tocada também em vários países, aumentando o retorno em direitos autorais para os compositores.

Vale notar ainda que além de negociar a aprovação de ‘Garota de Ipanema’, há ainda os créditos sobre a letra de ‘Girl from Rio’, pois a Anitta divide sua participação na música com as compositoras Raye e Gale. Neste caso, um novo acordo precisou ser firmado para que as compositoras deixassem de aparecer nos créditos.

Não há dúvidas que Anitta investiu muito neste single. Além dos custos com direitos autorais e a própria produção de seu novo álbum, a cantora anunciou que o clipe de ‘Girl From Rio’ foi o mais caro de sua carreira até agora. Mas é isto o que torna Anitta uma das cantoras mais influentes no mercado musical brasileiro.

 

Foto: Divulgação

Tags:

Leia na origem

©2021 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?