Matéria de Hypeness

A Unesco reconheceu o reggae como Patrimônio Imaterial. A organização descreveu o gênero musical como: “um gênero musical criado em um espaço cultural de grupos marginalizados de Kingston, na Jamaica e imprescindível para o debate de questões como a injustiça, a resistência, amor e humanidade”.

O portal Hypeness recordou a história do reggae, que possui influências da música africana, caribenha e blues norte-americano.

Em 1963, o grupo The Wailers, formado por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer, levou o ritmo ao sucesso com um repertório influenciado pelo ska, como Simmer Down e uma pegada rocksteady, “para desaguar no reggae”. Bob Marley foi o responsável pela imortalização do gênero musical.

No Brasil, o ritmo é muito popular, especialmente nos estados nordestinos do Maranhão e Bahia. Segundo o portal, em 1980, São Luís se tornou a capital do reggae. “A Jamaica Brasileira nasceu com a chegada de marinheiros ao porto da capital maranhense com discos trazidos da Jamaica. Pelo menos é o que reza a lenda”, informou o Hypeness.

 

Foto: Hypeness

Tags:

Leia na origem

©2018 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?