Matéria de splash_uol @UOL

Uma ilustradora e quadrinista brasileira acusou produtores da nova série da Netflix, ‘1899’, de plagiar sua HQ.

A artista Mary Cagnin denunciou a série “1899”, que estreou na Netflix na última quinta-feira, de plagiar sua HQ. No Twitter, Cagnin fez uma comparação usando trechos e imagens da série e sua HQ “Black Silence”. Na publicação ela desabafou:

“Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pelo meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e ser reconhecido por ele”.

De acordo com o Uol, a artista acredita que alguém possa ter levando sua ideia até os produtores da série, após ter participado da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, onde distribuiu sua HQ para vários editores e profissionais do ramo.

A quadrinista deixou o link de seu trabalho na íntegra e pediu ajuda de seus seguidores para encontrar outras similaridades entre a obra e a série.

Diante da repercussão da denúncia, e indignação do público, os produtores de ‘1899’, Baran bo Odar e Jantje Friese, negaram as acusações em suas redes sociais, e disseram que estavam trabalhando há anos na criação da série:

“Oh, internet! Não posto nada há anos porque, francamente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provaram isso novamente. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que roubamos sua história em quadrinhos. Para deixar claro: nós não [roubamos]! Até ontem nem sabíamos da existência dessa história em quadrinhos. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não baseada em nenhum material de origem”, disse Firese.

Baran bo Odar acrescentou que entrou em contato com a artista brasileira, e que espera que ela retire todas as acusações:

“Infelizmente não conhecemos a artista, nem sua obra ou quadrinho. Nunca roubaríamos de outros artistas, já que nos sentimos como artistas. Também entramos em contato com ela, então esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, mais amor em vez de ódio”, escreveu.

 

Foto: Twitter

Tags:

Leia na origem

©[current-year] MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?