Matéria de Shifter

Apesar de ter 140 milhões de usuários no mundo, isso não quer dizer que o Spotify seja uma empresa lucrativa, aliás, quanto mais música seus usuários ouvem, mais o Spotify perde. Saiba o motivo.

De acordo com o último relatório financeiro publicado, o Spotify teve em 2016 uma perda líquida de 540 milhões de euros – um aumento de 140% relativamente a 2015, quando perdeu 230 milhões de euros. No mesmo período, as receitas do Spotify cresceram mais de 50% para cerca de 3 mil milhões de euros em 2016, conforme reporta a VICE News.

A razão pela qual o Spotify perde mais dinheiro do que ganha é porque tem que pagar milhões de euros em royalties às editoras de música, ou seja, quanto mais os usuários  ouvem, mais o Spotify tem de pagar.

A estratégia do Spotify é aguentar grandes perdas de dinheiro a curto prazo para depois, ganhar mais e ter melhores margens. Mas primeiro, é preciso o aumento do número de assinaturas e negociação com as editoras para obter melhores taxas de royalties. Isso enquanto se prepara a sua entrada na bolsa de valores.

Tags:

Leia na origem

©2018 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?