Ontem o cinquentenário do lançamento do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” foi celebrado em manchetes , matérias e notas por toda a imprensa /internet do planeta.

É certo que a blitz promocional do relançamento em versão remixada do clássico foi determinante para essa onipresença na mídia. Mas ainda assim , pode parecer espantoso para muitos que exista tamanho interesse por um disco lançado cinquenta anos atrás.

Se essa longevidade já parece algo inconcebível para muita gente da indústria musical de hoje , imagine o nó que dará na cabeça desses obcecados por singles, quando souberem que “Sgt. Pepper” não contém nenhum dos 50 “singles” mais vendidos dos Beatles?

Sim , jovens amiguinhos , Sgt Pepper não tem nem um mísero single.

Ah , dirão eles: –  Mas são os Beatles , um fenômeno que só acontece uma vez a cada século.

Hum… digo eu , pois aguardem 2023  , quando se celebrará os 50 anos de “Dark Side of the Moon” do Pink Floyd e me digam então se essa longevidade é exclusiva da obra dos velhinhos de Liverpool.

Haverá com certeza discos lançados em 2017 que serão lembrados em cinquenta anos, mas aposto um milhão de reais que esses discos não conterão nenhum dos maiores singles desse ano. ( Não eu não estou maluco, eu muito provavelmente não estarei aqui para pagar a aposta e se em cinquenta anos, se ainda existirem reais , um milhão deles não vão nem pagar um café 😉 )

O mais surpreendente é que trinta anos atrás ( quando se comemorou vinte anos do lançamento) eu, e a torcida do Flamengo, já sabíamos que “Sgt. Pepper’s” chegaria aos cinquenta como uma obra relevante. Assim como hoje eu colocaria minhas fichas que “OK Computer” do Radiohead  será lembrado em 2047 como um clássico.

Olhando a cena da música de hoje eu me pergunto : Aonde foi parar essa indústria que produzia obras de grande alcance popular , que por sua interminável “shelf-life”, se tornaram verdadeiras máquinas de imprimir dinheiro?

 

 

 

©2018 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?