O Diário Oficial da União anunciou as entidades que serão responsáveis para arrecadar e distribuir os direitos autorais relativos ao setor do audiovisual no Brasil. Entretanto, as entidades ainda não sabem como serão realizados todos os processos.

O Diário Oficial da União anunciou as entidades que serão responsáveis para arrecadar e distribuir os direitos autorais relativos ao setor do audiovisual no Brasil. Entretanto, as entidades ainda não sabem como serão realizados todos os processos.
While new releases by pop, urban and dance music acts are generating massive streaming numbers, the rock streaming chart...
Dentre as inúmeras definições que o dicionário de língua portuguesa nos dá sobre o substantivo feminino “CULTURA” estão: 1)...
Uma invenção criada por Inteligência Artificial foi patenteada na África do Sul, o que pode gerar discussões e mudanças...
"A América Latina está superando o crescimento de todas as outras regiões do mundo", contou Mia Nygren, chefe de...
BMI, ASCAP estão contra o Departamento de Justiça Americana que decretou nova regra de "licenciamento fracionado".
O famoso rapper americano Kanye West entrou em mais uma polêmica nesta sexta-feira (25) por abrir um processo contra...
Entenda por que o Spotify aposta tanto na criação de playlists e como elas estão ganhando o poder de...
É a primeira vez em que o Lab Fantama lança uma coleção de roupas femininas. Drik Barbosa quer ajudar...
©2022 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.
De acordo com a publicação do Diário Oficial da União, as entidades responsáveis para arrecadar e distribuir os direitos autorais referentes ao setor do audiovisual no Brasil já foram habilitadas pelo MinC.
“As três entidades habilitadas são a Gedar (Gestão de Direitos de Autores Roteiristas), a Interartis (Associação de Gestão Coletiva de Artistas Intérpretes do Audiovisual do Brasil) e a DBCA (que representa os Diretores Brasileiros do Cinema e Audiovisual). Esses direitos pagos são divididos entre os filiados das entidades e as próprias empresas, que ficam com uma porcentagem pelo trabalho”, informou o Estadão no portal do Ecad.
As três associações habilitadas pelo MinC para gerir os direitos autorais de roteiristas, diretores e atores do País ainda não sabem como farão o trabalho de fiscalização, arrecadação e distribuição da verba que será arrecadada referentes às exibições de filmes de cinema e TVs.
Após a estruturação dos processos de arrecadação e distribuição, será exigido o pagamento de direitos autorais perante qualquer exibição de filme, tanto em cinema, quanto em TV aberta ou fechada.
“Vivemos um momento histórico. Agora, vamos estabelecer as regras de arrecadação e distribuição, mais complexas do que é na música.”, afirmou Ricardo Pinto Silva, do DBCA.
Foto: Istock
Tags: Cinema Direito Autoral Ecad MinC TV