Após o cantor e cantor Jaden Smith ter lançado seu novo álbum ‘Electric’ apenas no Instagram, o site Music Business Worldwide publicou uma análise sobre como as novidades na rede social, IGTV e música nos Stories, abrirão portas para os músicos.
O INSTAGRAM SE TORNARÁ O NOVO MELHOR AMIGO DA INDÚSTRIA DA MÚSICA?
-
STREAMING IS MAKING MORE MONEY THAN MUSIC DOWNLOADS EVER DID
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
O relatório da RIAA sobre as receitas no mercado da música nos EUA provam que Steve Jobs estava errado!
-
30% OFF no Brazil Music Summit: evento sobre exportação de música brasileira.
Guta Braga, , DESTAQUES
Saiba como garantir sua vaga no BMS com 30% de desconto.
-
MASTERCARD CRIA PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE ARTISTAS VOLTADO PARA A WEB 3.0
Patricia Araújo, , Música
Ao lado de empresa especializada em blockchain, Mastercard quer impulsionar carreiras de artistas emergentes em novo programa de aceleração.
-
Por que artistas estão vendendo seus catálogos musicais?
Patricia Araújo, , Música
Artistas estão lucrando milhões com a venda de seus catálogos à gravadoras e fundos de investimento. Saiba o está...
-
Cide-Royalties incide sobre direito autoral, decide Carf
Patricia Araújo, , Tecnologia
Perante o questionamento da Sky sobre o Cide (Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico), a CARF (Câmara Superior do...
-
Distribuição de direitos autorais pelo Ecad alcança marca de R$1,2 bilhão em 2022
Patricia Araújo, , Música
Relatório do Ecad revelou que foram cadastradas 18,5 milhões de obras musicais em 2022, abrangendo mais de 316 mil...
-
Deezer anuncia nova diretora de marketing no Brasil
Patricia Araújo, , Música
Contratação de nova diretora de marketing faz parte do fortalecimento de marca e presença no Brasil
-
Novo recurso do Spotify permitirá ouvir música junto com amigxs
Patricia Araújo, , DESTAQUES,Música,Tecnologia
Spotify tenta atualizar aquele antigo jeito de compartilhar o fone de ouvido entre amigos com novo recurso em fase...
Posts recentes
- Deezer Recebe Reconhecimento Internacional como uma das Empresas Mais Inovadoras do Mundo da Música
- Spotify lança cursos em vídeo como aposta para reter público de podcasts
- HOMEM É PRESO NA DINAMARCA POR INFLAR ARTIFICIALMENTE NÚMERO DE STREAMS EM MAIS DE 600 FAIXAS
- IFPI: Receita da Indústria Musical Atinge Novo Pico alcançando US$28,6 bilhões em 2023
- Sony Music Brasil e Camp Mangueira se unem para lançar programa de profissionalização na música
A primeira oportunidade que o Instagram criou para impulsionar a indústria da música é o IGTV. No dia 20 de junho, o Instagram anunciou o novo app que é muito mais que apenas um lugar para postar vídeos de até uma hora. Ele possui um grande potencial para ser um concorrente forte do YouTube.
Quem já está aproveitando a nova funcionalidade são as marcas. Tanto que a Netflix conseguiu 600 mil visualizações com um vídeo de um ator do seriado Stranger Things comendo um hambúrguer.
Além do IGTV, outra novidade da rede social que deve estimular a indústria da música são os novos recursos de adicionar músicas no Stories. O recurso só foi possível ser anunciado após uma série de acordos de licenciamento que Mark Zuckerberg, criador do Facebook, realizou com gravadoras.
O acordo valerá a pena, já que agora o Stories será mais uma forma de interação dos usuários de forma criativa com a música. Interação é a palavra que trará monetização, pois o comportamento orgânico de gravar vídeos e ouvir música tem um grande potencial de compensação para os artistas.
Neste momento, não há anúncios ou formas diretas de rentabilização para os criadores de conteúdo, mas é tudo uma questão de “quando”, e não de “se”.
O diferencial do Instagram é monetizar as partes do dia que o usuário escolhe transmitir, diferente de serviços de streaming como Pandora e Spotify, que fornece uma trilha sonora interminável para o dia.
“A proposta para os artistas agora é dar aos fãs uma razão para transmitir sua música, usando o Instagram Stories para aumentar a exibição pública de afeto”, informou o site MBW.
A nova abordagem mostrou que o Instagram pode oferecer duas formas de distribuição de música que não estão sendo oferecidas pela Apple, Spotify ou mesmo pelo YouTube. A plataforma não tem o catálogo do YouTube, mas contém um conteúdo quase infinito de pessoas cantando e compartilhando suas músicas favoritas com amigos. O IGTV continuará crescendo, mas o novo Stories com músicas abrirá um caminho para a monetização.
Tags: IGTV instagram