Mesmo sem tocar nas rádios, a música coreana tem conquistado cada vez mais fãs no país. Entenda porque o k-pop se tornou tão popular entre os jovens brasileiros.
O fenômeno do K-pop no Brasil
-
Universal Music Will Be Spun Off With An IPO “At The Right Moment,” says Vivendi CEO
Patricia Araújo, , Música
Vincent Bolloré, CEO da Vivendi afirmou que há interesse de lançar a Universal Music como capital aberto.
-
Scott Cohen é o novo Diretor de Inovação da Warner Music
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
Warner Music cria cargo de Inovação de Música Gravada e chama co-fundador da The Orchard como Diretor.
-
A INDUSTRIA DA MÚSICA ATACA O YOUTUBE APÓS CAMPANHA CONTRA O ARTIGO 13
Patricia Araújo, , DESTAQUES,Música
A indústria da música respondeu à campanha do YouTube, que inclui pop-ups para alertar usuários contra o Artigo 13...
-
Anavitória desabafa após Tiago Iorc não autorizar regravação de suas músicas
Patricia Araújo, , DESTAQUES,Música
Durante uma live, a dupla Anavitória anunciou que o autor não autorizou a regravação de seu maior sucesso para...
-
Saída do sertanejo em paradas musicais é questão de recuo estratégico, diz empresário
Patricia Araújo, , Música
Em entrevista, Wander Oliveira, empresário e dono do maior escritório de música sertaneja, a Workshow, explica queda em rankings...
-
London tech firm JAAK announces ‘MΞTA’ blockchain pilot for media industry
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
Empresa de tecnologia “blockchain” anuncia projeto piloto voltado para as indústrias de mídia e entretenimento.
-
DIRETOR DA UNIVERSAL MUSIC É CHAMADO PARA DEPOR SOBRE FITAS DE RENATO RUSSO APREENDIDAS
Patricia Araújo, , Música
Em nota, Universal Music - atual detentora dos fonogramas de Renato Russo e da Legião Urbana – alega estar...
-
CLUBHOUSE COMO FERRAMENTA ALIADA À COMUNICAÇÃO
Patricia Araújo, , Música
Especialistas falam como marcas podem usar o Clubhouse como um grande aliado na comunicação entre marcas e seu público....
Posts recentes
- Deezer Recebe Reconhecimento Internacional como uma das Empresas Mais Inovadoras do Mundo da Música
- Spotify lança cursos em vídeo como aposta para reter público de podcasts
- HOMEM É PRESO NA DINAMARCA POR INFLAR ARTIFICIALMENTE NÚMERO DE STREAMS EM MAIS DE 600 FAIXAS
- IFPI: Receita da Indústria Musical Atinge Novo Pico alcançando US$28,6 bilhões em 2023
- Sony Music Brasil e Camp Mangueira se unem para lançar programa de profissionalização na música
A Folha de São Paulo fez uma publicação muito interessante sobre o fenômeno do k-pop no Brasil. Mesmo sem tocar nas rádios, a música coreana tem conquistado cada vez mais fãs no país.
O k-pop é a música pop sul-coreana que tem cativado, principalmente, os jovens brasileiros de 12 a 20 anos, com suas boys e girl bands.
O grupo BTS é o mais conhecido. Seu EP “Love Yoursef”, estreou na Billboard 200 em sétimo lugar. O grupo foi o primeiro do gênero a atingir o top 10 da parada americana. O mais impressionante é que o BTS, assim como o k-pop conquistaram muita coisa sempre precisar estar presente nas rádios. Assim como nos EUA, o k-pop não toca nas rádios brasileiras, mas o BTS já veio três vezes ao país com ingressos esgotados, em poucas horas.
O k-pop virou o maior representante da Onda Coreana, ou o Hallyu, a expansão cultural da Coreia do Sul. Sang Kwon, diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil não soube dizer porque os brasileiros se conectaram com a cultura: “Enquanto outros países usam seus idiomas para expandir suas culturas, a Hallyu se espalhou rapidamente pela internet”.
Segundo a Folha, neste ano aconteceu o primeiro K-Pop Academy, um evento promovido pela instituição com cursos de dança e canto ministrados por professores coreanos. Além disso, o Brasil recebeu uma audição global da SM Entertainment, uma das principais agências de talentos coreanas. Foram 6.000 inscritos, o maior número no mundo.
Atualmente, há várias formas de ter acesso ao k-pop. São inúmeros canais no Youtube e playlists específicas em plataformas de streaming. Os clipes atrativos e mistura de ritmos como rock, rap e até o reggaeton fazem do k-pop ser algo único. O Centro Cultural Coreano confirmou que a procura por aulas do idioma tem aumentado, mostrando que o gênero deve ficar na moda por muito tempo.
Foto: ilgan Sports/Getty Images
Acompanhe nosso blog também pelo Instagram! @mct.mus
Tags: BTS k-pop Music Business