Matéria de Forbes

Como o Foo Fighters conseguiu arrecadar tanto quanto Drake, que é o artista mais difundido do planeta? Hoje em dia, há inúmeras maneiras de faturar dinheiro na indústria da música. Saiba como foi a estratégia da banda de Dave Grohl.

Segundo o relatório da Nielsen, o rock já não é o ritmo mais popular nos EUA, entretanto, a banda Foo Fighters conquistou o 53º lugar na lista dos artistas mais bem pagos do mundo da Forbes, a banda arrecadou 47 milhões de dólares este ano. Surpreendente, Drake, o artista mais difundido no planeta também.

De acordo com o site da Forbes, os números arrecadados pela banda e pelo rapper indicam que há várias maneiras de se ganhar dinheiro no mundo da música hoje em dia. “Vivemos em um mundo onde os artistas não ganham dinheiro com a música como fizemos na Era de Ouro”, explicou o rapper The Weeknd que foi a capa da Forbes e esteve no ranking “Celebrity 100” do ano passado.

Drake é o músico mais popular do planeta no momento e sua estratégia está focada no streaming de música. No ano passado, ele superou recordes nas plataformas, registrando cerca de 6 bilhões de transmissões. Números dez vezes maiores do que o Foo Fighters. No quesito shows, o rapper apenas se apresentou 10 vezes em um ano.

A estratégia do Foo Fighters segue uma abordagem oposta. Embora o novo álbum da banda, “Concrete And Gold”, tenha chegado ao topo das paradas da Billboard, o disco não conseguiu obter a certificação de ouro em vendas. Todavia, a banda com seu extenso catálogo realizou 71 shows em um ano.

Ainda não se sabe se Drake pode ou não lotar um estádio. Mas com certeza o Foo Fighters, já provou que pode ocupar quadras e inúmeros estádios. Grohl, que desfila com sua calça jeans preta e camiseta, uivando em uma voz esfumaçada que envelhece como um bom uísque, sabe disso.

Tags:

Leia na origem

©2018 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?