Entenda como os games estão se tornando plataformas para músicas e gerando cada vez mais receitas para artistas no mundo todo.

Entenda como os games estão se tornando plataformas para músicas e gerando cada vez mais receitas para artistas no mundo todo.
“Paul McCartney fez um acordo confidencial para resolver uma ação civil contra a Sony/ATV Music, na qual reclamava os...
Pesquisa realizada pela Music & Copyright / Ovum sobre participação no mercado da música gravada em 2015 e 2016...
O SoundCloud está convidado DJs e produtores criadores de sets, remixes e outras formas de trabalhos criativos para participarem...
De olho na tendência das lives, que deve continuar após a pandemia, a Live Nation adquiriu o Veeps, plataforma...
O “Rei do Streaming”, Pandora, ainda luta para ser um candidato de peso. O analista Stan Meyers afirma que...
A partir da próxima Plenário da Comissão Permanente para Aperfeiçoamento da Gestão Coletiva – CPAGC – deverá avaliar sugestões,...
O principal rival do Facebook é o Google. Por isso a rede social está intensificando estratégias ligadas a conteúdos...
©2022 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.
Já percebeu que ultimamente temos publicado muitas notícias relacionadas a games? Fortnite, Roblox e outros metaversos tem aparecido constantemente por aqui. Isto porque o assunto música e games estão cada vez mais relacionados e se tornou uma tendência no mercado musical.
Este foi o assunto abordado pela Folha de São Paulo. Na matéria, o portal explica como os games estão se tornando plataformas para músicas e gerando cada vez mais receitas para artistas no mundo todo.
Durante a matéria, o portal citou uma opinião de Karol Severin, analista sênior da consultoria britânica MIDiA Research, que explica bem essa ligação entre música e games:
‘Games hoje são uma atividade do mainstream e a música é parte fundamental disso”, disse Severin. “A ideia não é mais vender um produto, mas, sim, gerar receita. Por exemplo, a presença de artistas como Travis Scott ou Ariana Grande em um game vai manter as pessoas por mais tempo naquele mundo, e talvez eles gastem mais US$ 1 ali.”, complementou.
Karol falou sobre o momento em que dois grandes artistas souberam aproveitar muito bem os games para se conectar com os fãs de forma que não conseguiriam com um show presencial. Na época, Travis Scott se apresentou para 12 milhões de pessoas no jogo de tiro “Fortnite”.
No Brasil, artistas também começaram a apostar nos games para se conectar com os fãs. O rapper Emicida fará uma apresentação no “Fortnite” e será primeiro brasileiro a fazer isso no jogo.
Para Severin, ‘shows desse tipo são só a ponta do iceberg. Artistas que jogam uma partida com fãs, turnês mundiais, itens digitais com autenticidade, os NFTs, parcerias de artistas locais com nomes internacionais e peças customizáveis para os avatares —a versão virtual do que foram as camisetas de banda— são outros exemplos. Tudo a seu custo.’
Daqui pra frente veremos muitas ações deste tipo, e podemos ate sugerir uma atualização para o nome do blog: Música, Copyright, Tecnologia e Games!
Foto: divulgação – A cantora pop Ariana Grande no Fortnite
Tags: Ariana Grande Emicida Fortnite Música e Games Travis Scott