Já ouviu falar no FitDance? O que começou com vídeos de dança no Youtube, hoje influencia até na composição de hits no Brasil!
FitDance cresce em academias, vira arma de marketing musical e incomoda setor de educação física
-
Labsônica abre inscrições para programa de aceleração musical em parceria com a Toca do Bandido
Patricia Araújo, , DESTAQUES,Música,Oportunidades
Saiba como você pode participar do programa de aceleração musical Labsônica - Edição Toca do Bandido. Serão escolhidos 6...
-
Bela Gil perde processo que moveu contra marca de tapiocas por uso indevido de nome
Patricia Araújo, , Música
A apresentadora Bela Gil perdeu um processo que movia contra uma marca de tapiocas por uso indevido de nome....
-
Artistas falsos: gravadoras usam prática para ganhar mais
Patricia Araújo, , Música
Já ouviu falar nas playlists do tipo "4 horas de músicas para relaxar" ou " músicas pra dormir"? Aquelas...
-
Tencent Music Renova Parceria com Universal Music Group em Busca de Inovação nas Interações entre Artistas e Fãs
Patricia Araújo, , Música
Parceria envolve a disponibilidade contínua do catálogo da UMG nas plataformas de streaming da TME, como QQ Music, Kuwo,...
-
Polícia apreende documentos que revelam existência de pelo menos 30 músicas inéditas de Renato Russo
Patricia Araújo, , Música
Na operação 'Será', policiais identificaram produtor musical que guardava documentos de várias versões inéditas do eterno vocalista da Legião...
-
SPOTIFY MANTÉM LIDERANÇA EM MARKET SHARE DOS SERVIÇOS DE STREAMING
Patricia Araújo, , Música
Serviços de streaming acumularam 616 milhões de assinantes, e Spotify continua líder em participação de mercado com 187,8 milhões...
-
DEEZER recebe $185M em Investimentos e Agora Vale Mais de $ 1BN
Patricia Araújo, , DESTAQUES,Música
A semana foi excelente para a rival do Spotify, Deezer, que agora está avaliada em €1 bilhão (US $...
-
Warner Music Group’s ADA to Take Over Entertainment One Physical Distribution – Los Angeles Independent News
Guta Braga, , Copyright,Música,Tecnologia
Aqui no Brasil temos o mesmo movimento. Fui informada recentemente que Warner e Sony estão fazendo a distribuição física...
Posts recentes
- Deezer Recebe Reconhecimento Internacional como uma das Empresas Mais Inovadoras do Mundo da Música
- Spotify lança cursos em vídeo como aposta para reter público de podcasts
- HOMEM É PRESO NA DINAMARCA POR INFLAR ARTIFICIALMENTE NÚMERO DE STREAMS EM MAIS DE 600 FAIXAS
- IFPI: Receita da Indústria Musical Atinge Novo Pico alcançando US$28,6 bilhões em 2023
- Sony Music Brasil e Camp Mangueira se unem para lançar programa de profissionalização na música
O G1 publicou uma matéria explicando o fenômeno da internet FitDance uma plataforma de dança que está chamando a atenção tanto quanto as rádios e a televisão.
Fábio Duarte e seu irmão Bruno, são os responsáveis pela criação e divulgação do FitDance que em 2014 começou com vídeos de coreografias de dança originais. Hoje são 14 mil academias que adotam o método do grupo no Brasil e Argentina e 10 milhões de seguidores em cinco canais no YouTube, uma média de 200 milhões de visualizações por mês.
Os números começaram a chamar a atenção de produtoras, gravadoras e músicos que investem pesado em parcerias para divulgar trabalhos em coreografias que bombam em aulas e baladas.
Segundo o G1, os empresários destinam até 50% do orçamento da estratégia digital de seus artistas nas parcerias com o grupo.
“O FitDance entrou na cartilha de lançamentos de músicas das grandes gravadoras. Todo artista, quando vai planejar um CD ou um novo show, imagina: ‘Tenho que ter boas músicas para dançar”, contou Bruno.
Fábio explicou que a empresa chega a influenciar na composição de hits, principalmente nos singles de Axé da Bahia: “Antes, uma música era feita e o dançarino tentava encaixar uma coreografia. Hoje os artistas nos ligam para perguntar como deveriam compor”.
Um exemplo de sucesso do FitDance é o hit “Metralhadora” da banda Vingadora. Bruno contou que a banda queria trabalhar com outra canção para o carnaval, mas mudou de ideia por causa das sugestões do FitDance.
Outro sucesso no currículo da empresa é o vídeo da letra de “Swish swish”, da cantora Katy Perry com participação da Gretchen. A empresa criou os passos do vídeo que tem o Fábio entre os dançarinos. Além disso, o vídeo foi produzido pela agência Califórnia, da qual os irmãos são sócios-fundadores.
Os acordos com artistas podem incluir coreografia, vídeo roteirizado e estratégias promocionais e os preços geralmente começam em R$ 15 mil, mas podem mudar conforme a necessidade do artista.
Quando há participação de artistas nos vídeos de dança da empresa, as parcerias envolvem questões de direito autoral, explicou Fernanda Bas, gerente de marketing da Som Livre.
“Quando um vídeo deles gera uma monetização no YouTube, o artista e a gravadora [da música coreografada] também precisam receber”, afirmou Fernanda.
Quem não aprova a ideia é o Conselho Federal de Educação Física: “Eles copiaram o modelo da Zumba [programa de dança latina], que também usa o conceito da diversão para escamotear sua real atividade, que é o exercício físico.”, explicou o Conselho que defende que esse tipo de aula deve se ministrada com supervisão de profissionais preparados para evitar risco de lesões.
Tags: FitDance Katy Perry Youtube