Entenda porque o grupo americano De La Soul ficou tanto tempo longe das plataformas de streaming, e o processo de recuperação de suas masters.

Entenda porque o grupo americano De La Soul ficou tanto tempo longe das plataformas de streaming, e o processo de recuperação de suas masters.
A lenda do heavy metal Metallica compra fábrica de prensagem de vinil para garantir alta qualidade para seus...
Saiba como assinar a petição contra a aprovação da lei.
A cantora do Kid Abelha pediu para o partido remover a canção "Pintura Íntima" de campanhas, mas seu pedido...
Pesquisa mostra um olhar mais aprofundado sobre os hábitos de consumo dos jovens e sua relação com a música
d Sheeran conseguiu provar que não plagiou "Let's Get It On" sucesso de Marvin Gaye. Análise técnica confirmou a...
Although the music industry has, historically, not always been the best at adapting profitably to tech disruptions, driverless cars...
Por Guta Braga: Hoje é um dia triste para mim. Nossos autores perderam parte da receita do Youtube. A...
Troy Carter, Diretor Global de “Serviços para Criadores de Conteúdo” do Spotify, deixará a empresa no início de setembro....
©2023 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.
O De La Soul anunciou que estará de volta às principais plataformas de streaming. O trio americano de Hip-Hop estava há anos longe das plataformas de áudio, por não ter acordos sobre os samples usados em suas músicas.
A Billboard conversou com dois dos integrantes, Posdnuos e Dave, sobre o processo para recuperação do controle de suas masters. Tudo se iniciou quando a Reservoir Media comprou os direitos musicais da antiga gravadora do grupo, e os ajudou no clearance para recuperação das masters. Eles destacaram a importância de ter profissionais para auxiliá-los na missão:
“Se não tivéssemos a ajuda da Reservoir, que pegou o projeto e está colaborando conosco para fazer esse lançamento, não sei a quem recorreríamos. Daria ainda mais trabalho. Portanto, você precisa de colaboradores, precisa de ajuda. Definitivamente, não foi apenas: ‘Recuperamos nossas masters!’, disse Posdnuos.
Além da ajuda da gravadora, outro fator que tornou a volta De La Soul aos streamings foi a colaboração dos detentores de direitos dos samples, compositores e editoras:
“O que é ótimo é que muitos desses proprietários, compositores e editores eram fãs do De La Soul, e haviam entendido o que estava acontecendo. Eles ficaram felizes em ver que estava em nossas mãos agora, e quando fomos tentar esclarecer as coisas, todos ficaram disponíveis para resolver”, contou Posdnuos. “Foi uma grande jornada ver que as pessoas estavam dispostas a ajudar”, complementou.
Com as masters em mãos, a partir de março seus seis álbuns estarão nos principais streamings. A campanha de divulgação começa amanhã (13 de janeiro) com o single “The Magic Number” disponibilizado nas plataformas digitais, e o lançamento de um site para venda do single em vinil e fita cassete.
Foto: Robert Adam Mayer
Tags: De la Soul Direito Autoral Streaming