Matéria de Bloomberg.com

O site Bloomberg publicou um artigo sobre a cantora Anitta. Eleita a “Mulher do Ano” em 2017 pela revista GQ, a cantora carioca usou o Spotify e o Youtube como aliados em sua estratégia para conquistar a carreira internacional.

Com o intuito de exportar sua música vinda das ruas do Rio de Janeiro para outras capitais ao redor do mundo, a estrela pop brasileira Anitta criou uma estratégia chamada de “Check Mate”. Em seis meses, a cantora parece estar prestes a seguir os passos de Shakira, Marc Anthony e outros cantores que fizeram sucesso nas fronteiras da América Latina.

“Cada passo da minha carreira, eu tenho um plano”, diz a cantora de 24 anos, que aprendeu inglês e espanhol para ajudá-la a sair do mercado brasileiro. Outro ponto importante para o sucesso de sua estratégia foi o lançamento de suas músicas em três idiomas diferentes para mostrar seu alcance.

Sandra Jimenez, chefe de música do YouTube na América Latina, disse que a estratégia está funcionando e que algumas estrelas brasileiras têm um seguimento no exterior, mas nenhuma faz o que a Anitta faz.

Quando a cantora decidiu que era hora de ir além, voou para Los Angeles para se encontrar com vários gerentes, entretanto, não conseguiu nenhum contrato. Até jantar com John Shahidi, um empresário do setor musical e videogames. Ele está ajudando Anitta a traçar sua estratégia global focando na oportunidade que o Spotify e YouTube proporcionam a músicos estrangeiros.

Anitta recebeu o último selo de aprovação quando foi convidada para participar das Olimpíadas em 2016 no Rio ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Nesse momento, Anitta sabia que essa era mais uma maneira de “quebrar o molde” e disse que tudo foi um sucesso.

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