O presidente está insatisfeito com a atual política de fomento ao cinema e fará alterações em sua estrutura, a fim de ter mais influência sobre ela.

O presidente está insatisfeito com a atual política de fomento ao cinema e fará alterações em sua estrutura, a fim de ter mais influência sobre ela.
A Warner Music provou que consegue se manter em crescimento, mesmo com um início de ano ainda difícil para...
Nova IA da Meta permite criar músicas de forma fácil e intuitiva, mesmo sem conhecimento musical ou habilidades em...
Frances Moore, Chefe Executida da IFPI, revelou cinco pontos mais importantes do novo relatório "Global Music" sobre o desempenho...
Deezer anunciou a extensão do contrato com a TIM por mais dois anos. Com a renovação, a TIM ampliará...
Duas empresas se uniram e criaram um fundo de investimento voltado para compra de participações em gravações e composições...
O Ecad anunciou que dará descontos para licenciamentos de obras e fonogramas em shows e eventos. A medida visa...
Em campanha do Spotify, aceleradora recebeu doação de 3,5 milhões de reais para ajudar mais de 500 produtores de...
Com aquisição do Primephonic, Apple Music lançará novo app com raridades da música clássica que não são encontradas nos...
©2023 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.
Nesta quarta-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro transferiu o Conselho Superior do Cinema do Ministério da Cidadania para a Casa Civil, que engloba a antiga pasta da Cultura.
Para o governo, a mudança visa “fortalecer a articulação e fomentar políticas públicas” na área. O decreto foi um dos atos assinados durante cerimônia comemorativa dos 200 dias do governo.
Segundo a Folha, o presidente está insatisfeito com a atual política de fomento ao cinema e fará alterações em sua estrutura, a fim de ter mais influência sobre ela. Além disso, o presidente está planejando extinguir a Ancine (Agência Nacional do Cinema), atualmente em crise.
Segundo o ministro da casa Civil, Onyx Lorenzoni, a atual política pública de incentivo ao cinema precisa ser mudada, pois não mede o sucesso das produções: “Política de cultura, política de cinema precisa ter apoio, sim, mas precisa ter cobrança de resultado”, disse Onyx.
“Quer produzir um filme x, y ou z, quer ir para o mercado e captar sozinho, ok. Agora, para levar recurso público tem que ter retorno, tem que ter qualidade. E uma das coisas que não faz parte da métrica hoje é se tem ou não sucesso, se tem ou não espectador dentro da sala de cinema”, continuou. Durante a cerimônia, o ministro ainda frisou que a Ancine será transferida para Brasília.
O Conselho Superior do Cinema é de extrema importância para a política nacional de cinema, uma vez que é responsável por formular e aprovar diretrizes para o desenvolvimento da indústria audiovisual, e também tem o dever de estimular a presença do conteúdo brasileiro no mercado.
Foto: Ancine
Tags: Ancine Audiovisual Cinema Conselho Superior do Cinema Cultura